Seminário anuncia criação do Instituto Virtual da Água e do Selo Azul da COPPE
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 04/06/2003
O Seminário de Tecnologia da Água, que será realizado dia 6 de junho, promete mudar os rumos da gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com o apoio da COPPE/UFRJ, anunciará a criação do Instituto Virtual da Água (I-Águas). Também será lançado pela governadora o selo azul da COPPE, para certificar as empresas que usam racionalmente a água e preservam a qualidade dos rios. O seminário será realizado a partir das 9 horas, no Salão Ouro do Hotel Novo Mundo (Praia do Flamengo, 20).
Para o professor Paulo Canedo, coordenador do Laboratório de Hidrologia da COPPE/UFRJ e um dos principais idealizadores do I-Águas, o Instituto é uma oportunidade impar para articular o conhecimento técnico-científico sobre as bacias hidrográficas no estado e colocá-lo a serviço de uma política integrada de recursos hídricos. A entidade reúne em seu Conselho Diretor, além das duas secretarias citadas, representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Eletrobrás, da Finep, do BNDES, da Faperj, da Firjan/Sebrae e de centros de pesquisa vinculados à questão da água.
O Governo do Estado solicitou à COPPE o desenvolvimento de parâmetros quanto ao uso ambientalmente correto das águas, permitindo às empresas que respeitarem tais padrões adotarem o Selo Azul da COPPE. Este selo, inédito no mundo, funcionará como um certificado de que a empresa trata a água de forma adequada, evitando o desperdício e a poluição.
Estarão presentes à solenidade de abertura a Governadora do Estado Rosinha Garotinho, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o vice-governador e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Conde e o Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino.
O primeiro painel do Seminário discute um novo modelo institucional de recuperação das águas do Estado. Entre os palestrantes encontra-se o presidente da ANA, Jerson Kelman, que pertence aos quadros do Programa de Engenharia Civil da COPPE e recentemente agraciado com o prêmio Hassan II, a mais importante honraria internacional das águas, durante solenidade de abertura do III Forum Mundial das Águas, em Kioto, Japão.
Também estarão no painel os presidentes da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa, ex-Diretor da COPPE; do BNDES, Carlos Lessa; da Finep, Sergio Rezende; da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvea Vieira; do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Paulo Alcântara Gomes e os secretários de estado de C & T e Meio Ambiente.
Ainda pela manhã, será assinado um Protocolo de Cooperação entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a FAPERJ e a ANA.
Em defesa dos rios
A partir das 14 horas, terá início o segundo painel, que fará um panorama atual da águas no Estado do Rio de Janeiro, a participação do I-Águas e do sistema de ciência e tecnologia na recuperação dos recursos hídricos estaduais.
O principal rio que passa pelo estado, o Paraíba do Sul, nasce em São Paulo e sua bacia recebe importantes afluentes em Minas Gerais, como o Rio Pombo, que foi alvo de grave desastre ecológico por causa do rompimento do tanque de rejeitos químicos da indústria de papel Cataguazes, em 27 de abril, comprometendo o abastecimento de água de oito municípios fluminenses banhados pelo Paraíba e revelando a vulnerabilidade ambiental a que estão expostos os rios essenciais ao desenvolvimento regional.
Segundo o professor Paulo Canedo, que é um dos expositores do tema, o nascimento do I-Águas agregará um forte diferencial às políticas públicas de defesa ambiental e racionalização do uso dos rios, pois contará com o acervo técnico de pesquisas realizadas pelas universidades, como as desenvolvidas pelo Laboratório de Hidrologia da COPPE. Ele também lembrou que qualquer iniciativa para a bacia Paraíba do Sul pressupõe uma articulação interestadual, hoje praticada pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP, cuja nova diretoria tomará posse neste evento.
Estarão neste segundo painel os presidentes da ANA, da Faperj, Epitácio Brunet, o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Wanderley de Souza, o Diretor de Atividades Especiais da CEDAE, Evandro de Britto e o presidente da Serla, entidade que exercerá a secretaria executiva do I-Águas.
Confira abaixo a programação:
9:00 horas – Abertura
Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho; Ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral; Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva; Vice-Governador e Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Conde; Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino;
Posse da nova Diretoria da CEIVAP – Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul pela Ministra Marina Silva
Lançamento do Instituto Virtual de Água do Estado do Rio de Janeiro
Protocolo de Cooperação entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, FAPERJ e a Agência Nacional de Águas – ANA
Painel I Novo modelo institucional de recuperação das águas do Estado do Rio de Janeiro
Presidente da ANA – Jerson Kelman; Presidente da ELETROBRÁS – Luiz Pinguelli Rosa; Presidente do BNDES – Carlos Lessa; Presidente da FINEP – Sergio Rezende; Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia – Fernando Peregrino; Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Luiz Paulo Conde; Presidente da FIRJAN – Eduardo Eugenio Gouvea Vieira; Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ – Paulo Alcântara Gomes.
14:00 horas – Painel II
O panorama atual das águas no Estado do Rio de Janeiro, a participação do I-Águas e do sistema de ciência e tecnologia na recuperação dos recursos hídricos estaduais
Apresentação do Presidente da ANA, Jerson Kelman; Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Wanderley de Souza; do Professor Paulo Canedo da COPPE/UFRJ; Epitácio Brunet, Presidente da FAPERJ; Ícaro Moreno Jr., Presidente da SERLA e Evandro Rodrigues de Britto, Diretor de Atividades Especiais da CEDAE.