Seminário em segurança aérea e os sensores de velocidade do voo AF447
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Data: 30/05/2011
Na semana em que a tragédia do vôo AF447 completa dois anos, a Coppe realiza o 2º seminário com especialistas nacionais e estrangeiros para avaliar a segurança aérea e os sensores de velocidade do vôo AF447, conhecidos como tubos de Pitot. O evento será realizado no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Cidade Universitária, ao lado do prédio novo da Coppe.
Coordenado pelos professores do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, Átila Silva Freire e Renato Cotta, o seminário contará com a participação de pesquisadores e técnicos da Coppe, USP, University of Washington, Inmetro, Marinha do Brasil, Anac, e as empresas Embraer e Aero-Thermal Solutions for Industry . Confira abaixo a programação.
Os professores da Coppe farão uma apresentação especial para a imprensa, às 12 horas, no mesmo local, na qual exibirão os resultados de testes realizados em laboratório e em vôo, que mostram como o tubo de Pitot reage a situações adversas.
As equipes do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos e do Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor, da Coppe, vêm trabalhando na análise e interpretação das causas do acidente, desde sua ocorrência. Entre maio e junho de 2010, os dois laboratórios realizaram o primeiro seminário em segurança, reunindo especialistas brasileiros, americanos e franceses, que desde então vêm desenvolvendo análises de comportamento e de controle térmico de tubos de Pitot aeronáuticos. Já foram realizados ensaios em túnel de vento, em parceria com a Divisão de Metrologia em Dinâmica dos Fluidos do Inmetro, e testes em vôo, por meio de uma cooperação com o Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil.
“Constatamos desde o primeiro encontro a necessidade de aprofundar o entendimento dos fenômenos fluidodinâmicos e térmicos que ocorrem nesses sensores, em tais condições adversas, mas tão comuns em vôos comerciais nos dias de hoje”, afirma o professor Átila.
O escritório de investigação da França confirmou, sexta-feira, dia 27 de maio, a hipótese lançada pelos especialistas do grupo liderado pela Coppe, que se reuniram em 2010 no Rio de Janeiro, de que o congelamento dos três tubos de Pitot foi o motivo crítico para a sequência de eventos que culminou no acidente do vôo da Air France, ocorrido em maio de 2009, que resultou num total de 228 vítimas.
Confira a programação
31 de maio
9:30 – Abertura – Luiz Pinguelli Rosa – Diretor da Coppe/ UFRJ
Prof. Átila Silva Freire (Programa de Engenharia Mecânica da Coppe)
10:00 – Técnicas Experimentais para Análise de Escoamentos sobre Tubos de Pitot – Profa. Juliana Braga Loureiro (Programa de Engenharia Mecânica da Coppe)
10:40 – Análise Térmica de Tubos de Pitot: Ensaios em Túnel de Vento e em Vôo – Eng. José Roberto Brito de Souza (Programa de Engenharia Mecânica da Coppe)
11:20 – Controle Térmico de Tubos de Pitot – Prof. Helcio R. Barreto Orlande (Programa de Engenharia Mecânica da Coppe)
12:00 – Apresentação à Imprensa – Prof. Átila Silva Freire (Programa de Engenharia Mecânica da Coppe)
12:30 – Almoço
14:00 – Simulação Computacional de Formação de Gelo em Tubos de Pitot – Dr. Guilherme Araújo Lima da Silva (Aero-Thermal Solutions for Industry)
14:40 – Desenvolvimento de Sensores Anemométricos na Embraer – Dr. Luiz Augusto V. Castro (Embraer)
15:20 – A Participação da Marinha do Brasil – Dr. Mauricio Guedes e Capitão de Corveta Valença (CASNAV/Marinha)
16:00 – Superficies Super-Hidrofóbicas para Redução de Formação de Gelo em Tubos de Pitot – Eng. José Luiz Zotin e Dra. Maria Helena Farias (Inmetro)
16:40 – Discussões
1 de junho
9:30 – Discussão da Proposta de Projeto de Sensor de Velocidade Aeronáutico
12:30 – Almoço
14:00 – Formatação do Projeto (Modelo FINEP)