Software para setor aéreo é tema de artigo selecionado pela NASA
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 27/11/2006
Software desenvolvido na COPPE para apoiar a tomada de decisão de empresas, agências regulamentadoras e instituições que atuam no espaço aéreo é tema do artigo publicado pela NASA em sua revista “Scientific and Technical Aerospace Reports”. Trata-se de uma ferramenta estratégica, desenvolvida pelo professor Carlos Cosenza, do Programa de Engenharia de Produção, que permite criar novas condições de equilíbrio no mercado de transporte aéreo, um ambiente de incertezas e com características oligopolistas.
O mercado aéreo mundial tem apresentado um crescimento, em média, de 10% ao ano. Segundo o professor Cosenza, as ferramentas clássicas são precisas, mas revelam limites para dar conta da complexidade gerada com o crescente aumento da atividade. Uma das vantagens apresentadas pela ferramenta desenvolvida na COPPE é justamente o fato desta ser baseada em lógica Fuzzy, cuja principal característica é sua capacidade de lidar com dados complexos.
Intitulado “A Fuzzy Approach of the Competition on The Air Transport Market”, o artigo publicado pela NASA sobre a ferramenta já encontra – se disponível na internet (www. sti.nasa.gov). A autoria dos pesquisadores Mora – Camino, da Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) da França, I. Chaferdine, do Laboratório de Pesquisa Aeroespacial do Centro Nacional de Pesquisa da França (CNRS) e DeColigny, da Universidade de Toulouse II, e Carlos Cosenza, professor da COPPE, responsável pelo desenvolvimento do software que foi objeto de tema do artigo.
Segundo o professor Cosenza, a principal vantagem do software desenvolvido no Brasil é evitar ações danosas dos oligopólios que prejudicam usuários e comprometem a saúde das empresas e do próprio mercado. “O modelo possibilita que as próprias empresas mantenham suas posições, através de atuação estratégica de equilíbrio, resultando numa competição saudável”, afirma o professor.
O professor Carlos Cosenza é membro do MARTA (Modélisation, Aide à la décision, Recherche opérationnelle pou lê Transport aérien), um dos mais importantes grupos de pesquisa aeronáuticas e espaciais do mundo.