Sustentabilidade dos oceanos em debate no Workshop Desenvolve 21

Planeta COPPE / Energia / Engenharia Civil / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 28/06/2021

Construindo pontes para a sustentabilidade dos oceanos é o tema do debate do primeiro módulo, amanhã, dia 29 de junho, do Workshop Desenvolve 21, que terá entre os palestrantes os professores da Coppe/UFRJ, Segen Estefen e Luiz Paulo Assad. Em seu segundo dia, é o primeiro evento internacional voltado para o desenvolvimento integrado de tecnologias sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde, promovido por instituições sediadas no Rio de Janeiro, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Coppe, por meio do Laboratório de Métodos e Computacionais em Engenharia (Lamce).

O evento, que ocorre até o dia 30, tem como eixo central a identificação de importantes tecnologias que, após desenvolvidas de forma integrada, se tornem acessíveis e sustentáveis, e permitam a inclusão social e melhoria de qualidade de vida da população. Com tradução simultânea e emissão de certificado, o workshop é gratuito e está sendo realizado pela plataforma zoom. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://bitly.com/desenvolve21.

Professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Segen mostrará durante o evento o esforço do Grupo de Energias Renováveis no Oceano (Gero), da instituição, na realização de estudos para fazer a transição das energias fósseis offshore para as energias renováveis do mar. As pesquisas envolvem geração de energia eólica offshore e por meio de correntes, marés, ondas e gradiente térmico. De acordo com o professor da Coppe, a eólica offshore é a que está mais avançada em termos de comercialização.

Segen também falará sobre a criação do Instituto Nacional do Mar, proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O instituto, que unirá oceanografia e as diversas engenharias que trabalham com os oceanos, tem como finalidade apoiar a infraestrutura de pesquisa já existente, com projetos, e criar demanda para essa infraestrutura, a exemplo de novos estudos, em parceria com outras áreas do conhecimento, que propiciem também inclusão social e qualidade de vida para a população.

Ainda no dia 29, a pesquisadora do Lamce/Coppe, Carina Stefoni Böck, participará do terceiro módulo cujo tema é “Colaborando para a observação dos oceanos”.

Saiba mais sobre o evento no Planeta Coppe Notícias: https://bittylink.com/7wk

• Desenvolve 21