Sustentabilidade sob diferentes perspectivas promove integração de competências em workshop

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 16/08/2023

| Autor(a): Diogo Ferraz

O Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ reuniu nesta quarta-feira, 16 de agosto, na Cidade Universitária, a diretoria da Coppe com estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, de pós-graduação e de universidades para
promoção da sustentabilidade transdisciplinar. Em workshop ministrado pela professora da Université de Technologie de Troyes (UTT), Tatiana Reyes, o público participou de dinâmicas integrativas de competências, provocando reflexões sobre formas de integrar diversas soluções sustentáveis para o ambiente acadêmico.

Com o objetivo de pensar a sustentabilidade de diferentes perspectivas na universidade, do discente, do docente, do gestor, da infraestrutura, dos projetos de extensão, o evento contou, no grupo de gestores, com a participação dos integrantes da diretoria da Coppe.
Foram eles: a diretora-adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Amanda Xavier; o diretor-adjunto de Assuntos Acadêmicos, Jean-David Caprace; o substituto eventual da diretora-adjunta de Tecnologia e Inovação, Francisco Thiago Aragão; e a diretora-adjunta de Extensão, Cleide Lima.

Segundo a professora Amanda Xavier, a ideia é que a forma de ensino seja revista. “A gente está muito aquém do que deveria ser o ensino transdisciplinar. Todas as formas de ensino dos engenheiros precisam considerar o desenvolvimento sustentável. Não importa se estamos tratando de novos modelos econômicos ou de termodinâmica”, explica. Segundo ela, exemplos de grandes barreiras existentes são a grade curricular antiga e as dinâmicas de sala de aula muito presas na teoria.

O evento integra uma série de atividades de ensino, de projetos de extensão e de atividades práticas com o objetivo de promover uma formação em que o desenvolvimento sustentável seja transdisciplinar. Sob o título “A Formação de Engenheiros como Vetores da Transição Socioecológica para a Indústria do Futuro”, o projeto é coordenado pela professora Amanda e foi selecionado pelo edital do Programa Capes/Brafitec, uma iniciativa de cooperação acadêmica e científica entre instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil e da França.

• Sustentabilidade
  • workshop