Técnicas de simulação pesquisadas pela COPPE podem prever e solucionar problemas de congestionamento no trânsito
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 18/11/2005
Quem vive em grandes cidades já está resignado a perder algumas horas do dia ou da semana nos freqüentes congestionamentos de trânsito. Mas estudos mostram que é possível minimizar esses problemas por meio de técnicas e soluções racionais. Acaba de chegar às livrarias o livro Simulação de Tráfego: Conceitos e Técnicas de Modelagem, de autoria do professor Licinio da Silva Portugal, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. A obra, resultado de estudos e pesquisas realizados pelo professor da COPPE ao longo de 20 anos de trabalho, apresenta técnicas que possibilitam prever o comportamento do trânsito na rede ou em componentes viárias e antecipar a tomada de medidas para solucionar os problemas de congestionamento.
“O objetivo do livro é contribuir para a formação de profissionais e, ao mesmo tempo, servir de ferramenta de apoio para engenheiros, administradores, analistas de sistemas, projetistas, arquitetos cuja tomada de decisão envolva a formação de filas e interferências no tráfego de pessoas e veículos e impactos numa determinada área da cidade”, explica o professor. A simples construção de um shopping – center ou de empreendimentos comerciais, por exemplo, pode em poucos meses gerar um tráfego intenso em uma calma área residencial. Ou seja, levar do paraíso ao inferno o cotidiano das pessoas que moram ou passam diariamente pela região. Segundo Licinio, a pesquisa revelou que no Brasil ainda é tímido o uso de softwares para simulação dos chamados eventos discretos. “Em decorrência, é comum que várias intervenções sejam implementadas nas vias e sistemas de transportes, de forma improvisada e sem o devido respaldo técnico, gerando desnecessários atrasos e riscos aos seus usuários e custos a toda a sociedade. Isto poderia ser evitado testando previamente tais intervenções através de simuladores, buscando-se selecionar apenas as mais apropriadas. Nessas condições, o uso da simulação – ao permitir antecipar possíveis impactos em cada um dos atores intervenientes – pode estimular um processo de decisão mais participativo, transparente e promotor de escolhas compatíveis com o interesse público”, afirma o professor.
Licinio Portugal sistematizou conceitos e ferramentas de modelagem computacional capazes de simular as alternativas de tráfego, com base em técnicas e fundamentos da engenharia. Para concluir essa publicação, que contém elementos fundamentais para uma adequada compreensão da técnica de simulação, o autor se apoiou numa extensa bibliografia e em sua experiência na coordenação de projetos. “Além de servir como suporte para enfrentar problemas de tráfego, particularmente o rodoviário, o livro pode ser empregado para outras modalidades, como a aérea, aquaviária e ferroviária”, afirma.
O modelo de simulação tem como proposta capacitar o analista a determinar como uma ou mais mudanças em componentes do sistema podem afetar outros aspectos ou o sistema como um todo. “Para ser útil, o modelo deve necessariamente englobar elementos de dois atributos conflitantes: realismo e simplicidade”, garante o professor, que também é autor do livro Estudos de Pólos Geradores de Tráfego e seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes.