Terapias Integrativas no ambiente acadêmico é tema de seminário do Acolhe Coppe

Planeta COPPE / Acolhe Coppe / Notícias

Data: 19/10/2022

O Acolhe Coppe promove, na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 12h30, o seminário Terapias Integrativas: o que são e como podem contribuir com o universo acadêmico. Trata-se de um conjunto de terapias que visam a prevenção e a promoção da saúde física, emocional e mental, abrangendo a totalidade e integralidade do ser humano, sendo complementares às tradicionais. Apesar de algumas destas práticas já estarem incorporadas aos tratamentos de diversas doenças e condições clínicas no Sistema Único de Saúde (SUS), muitos ainda não sabem como funcionam, e esclarecer as dúvidas e mostrar os benefícios dessas terapias, principalmente para o ambiente universitário, é o principal objetivo do evento. O seminário será realizado no auditório da Coppe/UFRJ, na sala 122 do bloco G, no Centro de Tecnologia, Cidade Universitária; e também transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

O evento contará com a participação da terapeuta integrativa do Acolhe Coppe, Marcia Oliveira; da coordenadora técnica do Núcleo Psicossocial do Acolhe Coppe, psicóloga Josiane Barros; da terapeuta integrativa, enfermeira paliativista Mara Nogueira; da especialista em Medicina Paliativa, médica Hananda Poggio; do mestre em Reiki, teólogo e escritor Ricardo Di Napoli; e da consteladora Familiar, psicóloga Fernanda Martinelli.

Funcionária técnica-administrativa da Coppe, Marcia Oliveira explica que quando uma pessoa está com desequilíbrio energético, com sua energia vital em baixa, o corpo “reclama” de várias formas. É nesse momento que as terapias integrativas podem entrar com sua contribuição. Nos atendimentos presenciais no espaço do Acolhe Coppe são oferecidas, a cada sessão, as técnicas de Reflexologia Podal, Cromoterapia, Reiki, Auriculoterapia e outras que se façam necessárias, proporcionando benefícios como o equilíbrio do organismo, autoconhecimento, relaxamento, auxílio no tratamento de dores, alívio de ansiedade, depressão, melhora no sono, entre outros.

De acordo com Marcia, o trabalho de Reflexologia Podal e Aurículoterapia é realizado por meio de estimulação de pontos energéticos dos pés e do pavilhão auricular, e tais pontos causam reflexos em diferentes partes do corpo humano. Trata-se de técnicas com eficácia comprovada para prevenir o stress, relaxar o corpo e identificar problemas no funcionamento do organismo.

A Cromoterapia utiliza ondas emitidas pelas cores, e atua melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, gerando sensação de bem-estar. Cada cor tem sua função terapêutica e nível de vibração compatível com nosso corpo. Já o Reiki, como explica Marcia, é uma técnica onde é utilizada a energia vital através das mãos, a fim de restaurar o equilíbrio físico da pessoa, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional. Tudo isso, ativando e equilibrando seus chakras, que são os centros de força, os meridianos de cada ser.

Marcia conta que trabalha com terapia integrativa há cinco anos, já tendo realizado e concluído 35 diferentes cursos de formação em Terapias Holísticas, incluindo um mestrado em Reiki. O seu trabalho voluntário na Coppe teve início em 2019, e durante a pandemia o mesmo foi integrado ao Acolhe Coppe. A funcionária diz que no total está atendendo a 227 pessoas neste momento, sendo 17 na Coppe, entre alunos, técnico-administrativos e professores.

  • Acolhe Coppe