Transição Energética em debate no workshop Desenvolve 21
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Oceânica / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 29/06/2021
Rumo à transição energética é o tema do debate do primeiro módulo, amanhã, dia 30 de junho, do Workshop Desenvolve 21, que terá entre os palestrantes os professores da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro e Alexandre Evsukoff. Em seu terceiro e último dia, é o primeiro evento internacional voltado para o desenvolvimento integrado de tecnologias sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde, promovido por instituições sediadas no Rio de Janeiro, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Coppe, por meio do Laboratório de Métodos e Computacionais em Engenharia (Lamce).
O workshop também contará com a palestra do professor Maurício Tolmasquim, do Programa de Planejamento Energético da Coppe, a partir das 14 horas, durante o módulo “Diálogo academia, indústria e governo sobre Energias Renováveis”. Entre os palestrantes deste módulo também estará o pesquisador do Grupo de Energias Renováveis dos Oceanos (GERO) do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Milad Shadman.
O evento tem como eixo central a identificação de importantes tecnologias que, após desenvolvidas de forma integrada, se tornem acessíveis e sustentáveis, e permitam a inclusão social e melhoria de qualidade de vida da população. Com tradução simultânea e emissão de certificado, o workshop é gratuito e está sendo realizado pela plataforma zoom. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://bitly.com/desenvolve21.
Suzana Kahn, que é vice-diretora da Coppe, diz que Energia é uma questão central, que não há como crescer e se desenvolver sem aumentar o seu consumo. De acordo com a professora, o consumo per capita brasileiro é baixo, e por mais que se busque a eficiência energética e uma economia menos intensiva no uso de energia, o consumo desta irá aumentar. “A população tende a crescer, sobretudo nos países e regiões mais pobres, nos quais o consumo é baixo. Temos que pensar em como atender a esta demanda por energia com as restrições ambientais que estão postas em função da necessidade de mitigar as mudanças climáticas” avalia Suzana.
A professora da Coppe avalia que uma possibilidade é atender a esta demanda por meio do aumento do uso de energias renováveis, da participação destas fontes na matriz energética. Ela explica que o mundo em transição energética é uma janela de oportunidades para o Brasil, por possuir todas as fontes de energia renovável. “Os planos de retomada econômica para o pós-pandemia estão todos considerando grandes investimentos nesta economia verde. Na Alemanha, com Angela Merkel, no Reino Unido, com Boris Johnson, nos Estados Unidos, com Joe Biden. Não é uma questão de ideologia, e sim de economia”, conclui Suzana Kahn.
Entre os palestrantes deste terceiro dia também estará o pesquisador do Grupo de Energias Renováveis dos Oceanos (GERO) do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Milad Shadman, que falará no módulo “Diálogo academia, indústria e governo sobre Energias Renováveis”.
Saiba mais sobre o evento no Planeta Coppe Notícias.
- Desenvolve 21
- workshop