Transição Justa é tema de evento que antecede a COP26

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Notícias

Data: 28/10/2021

A vice-diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participará na próxima sexta-feira, dia 29 de outubro, do evento Just Transition, promovido pela UFRJ como parte do seminário Global Youth Summit on Net-Zero Future, por meio do 3rd GAUC Graduate Forum – Climate X Summit. A professora abordará o conjunto de princípios, processos e práticas que visam assegurar que pessoa alguma, trabalhador, lugar, setor, país ou região seja ignorado na transição de uma economia de alto para baixo carbono. O Just Transition será realizado, de forma virtual, a partir 11h30 (horário do Brasil) ou 15h30 (horário da Escócia). Para participar é preciso se inscrever pelo site do evento: https://climatex2021.gauc.net/events/363.html

A terceira edição do GAUC Graduate Forum está sendo realizada por quatro universidades que integram a Aliança Global de Universidades para o Clima (GAUC), incluindo a UFRJ, entre 25 e 29 de outubro. Os eventos desta edição, que precede a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), têm como objetivo enfatizar a interconexão entre a mudança climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e debater o impacto transformador que a mudança climática exerce sobre outros assuntos relevante para o desenvolvimento global.

Suzana Kahn explica que o mundo está passando por uma transição para descarbonizar a economia e se preparar para lidar com a mudança climática junto com todos os impactos a ela relacionados. Para tanto, a professora da Coppe diz ser obrigatório que a transição seja justa para todos os atores. “O momento é de debater como podemos tirar pleno proveito da atual revolução tecnológica para reduzir as lacunas que impedem o desenvolvimento verdadeiramente inclusivo e sustentável”, defende Suzana, que também é diretora do Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, fruto de uma parceria entra e a Coppe e a Universidade de Tshingua.

Além da professora da Coppe, que representará a UFRJ, o evento Just Transition também contará com a participação de representantes do C40 Cities, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Instituto BVRio e da University College London, que debaterão o papel das cidades, a promoção da ciência e tecnologia visando o desenvolvimento nacional, o mercado de carbono e os caminhos para se alcançar a Just Transition.