Três alunos da Coppe recebem Menção Honrosa no Prêmio Capes 2014

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Mecânica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 13/01/2014

Os alunos da Coppe/UFRJ Vinícius Fernandes dos Santos, Rodrigo Magalhães de Carvalho e Diego Campos Knupp receberam Menção Honrosa na edição 2014 do Prêmio Capes de Teses.

Vinícius dos Santos foi agraciado na categoria “Ciência da Computação”, pela tese Convexidades em Grafos: Intermediações, Parâmetros e Conversões defendida no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, sob a orientação do professor Jayme Luiz Szwarcfiter (Coppe), com coorientação do professor Dieter Rautenbach, da Universität Ulm (Alemanha).

Inspirados no conceito de convexidade, da geometria euclidiana, a tese aborda o caso particular de convexidades em grafos, o qual pode ser utilizado para modelar diversas aplicações, como influências em redes sociais, sistemas distribuídos e autômato celular, dentre outras.

Grafos modelam relações ou conexões entre objetos de um determinado conjunto. Estes objetos podem ser cidades em um mapa, átomos de uma molécula ou computadores de uma rede, por exemplo. Por sua natureza discreta e versatilidade de representação de problemas de diferentes origens, os grafos são um ingrediente fundamental para qualquer profissional de computação, pelo seu uso frequente em diversas áreas, como inteligência artificial, banco de dados, redes de computadores, projeto de algoritmos, dentre outros.

Rodrigo Magalhães de Carvalho foi contemplado na categoria “Engenharias II”, pela tese Mechanistic Modeling of Autogenous and Semi-Autogenous Mills defendida no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, sob orientação do professor Luís Marcelo Marques Tavares.

Os modelos matemáticos desenvolvidos por Rodrigo permitem descrever, com fidelidade, os processos de cominuição (fragmentação) de minérios. Os modelos foram desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM) da Coppe, coordenado pelo professor Luís Marcelo Tavares.

“O trabalho realizado pelo Rodrigo proporcionou avanços no setor de mineração e é reconhecido mundialmente por isso. Ele é o ponto culminante de uma linha de pesquisa que implantei na Coppe há 16 anos, quando demos início aos trabalhos no Laboratório de Tecnologia Mineral.”, destacou Tavares.

Segundo o professor da Coppe, nos últimos dez anos foram propostos, por pesquisadores de diferentes partes do mundo, modelos que também tinham o mesmo objetivo. Mas essa estratégia de modelagem tem sido reconhecida como a mais eficiente em matéria de fidelidade e eficiência computacional. “Os modelos desenvolvidos na Coppe beneficiarão o trabalho de engenheiros, projetistas e técnicos da área mineral e de cimenteira. Também poderão ser utilizados por qualquer outro pesquisador ou profissional interessado em otimizar processos de moagem na indústria”.

Solução para escoamento e transferência de calor em microcanais

Diego Campos Knupp foi agraciado na categoria “Engenharias III” pela tese Análise de problemas conjugados em microdissipadores térmicos por transformação integral em domínio único e técnicas ópticas não intrusivas, defendida no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, sob a orientação dos professores Renato Cotta e Carolina Naveira Cotta.

A crescente demanda por equipamentos microeletrônicos, com dimensões cada vez menores e crescente capacidade de processamento, aumentou o esforço da comunidade científica no estudo e desenvolvimento de tecnologias de dissipação de calor. Em sua tese, Knupp estudou modelos e metodologias de solução para o problema de escoamento e transferência de calor em microcanais, com destaque para a Técnica da Transformada Integral Generalizada (GITT) e sua combinação com uma estratégia de reformulação de problemas em meios heterogêneos em um domínio único.

Diego desenvolveu uma metodologia para o tratamento híbrido numérico-analítico de problemas conjugados de transferência de calor, propondo uma reformulação do problema em um domínio unificado que leva em conta os fenômenos de escoamento e transferência de calor, tanto na região do fluido quanto na região das paredes do canal.

O pesquisador realizou a análise teórico-experimental de dissipadores de calor com microcanais, ilustrando o seu potencial de aplicação em problemas práticos de grande interesse na pesquisa científica e na indústria. Os resultados obtidos revelaram que a abordagem de análise desenvolvida é robusta e apresenta bons resultados, mesmo nos casos mais complexos.

Sobre os alunos premiados

Vinícius Fernandes

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Vinícius é mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ (2013). Atua nos temas de algoritmos e teoria de grafos, principalmente na área de convexidade em grafos. Participou da Maratona de Programação como competidor, técnico e organizador. Atualmente, é professor do Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rodrigo Magalhães de Carvalho

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Rodrigo é mestre (2009) e doutor (2013) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coppe/UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bolsista PQ-2 do CNPq. Especialista na área de Engenharia de Minas, com ênfase em cominuição, atua nos seguintes temas: modelagem matemática, cominuição, modelo generalizado, manuseio de granéis e aplicações usando o método dos elementos discretos na indústria mínero-metalúrgica.

Diego Knupp

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), Diego é mestre (2010) e doutor (2013) em Engenharia Mecânica pela Coppe/UFRJ. Atualmente é professor adjunto do Instituto Politécnico, IPRJ/Uerj e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023), autor de mais de 100 artigos publicados em periódicos especializados e conferências, suas principais áreas de interesse incluem problemas inversos em engenharia, métodos híbridos, transformação integral, transferência de calor na micro/nano-escala, e otimização.