Três professores da Coppe entre representantes brasileiros no BRICS Young Scientist Forum

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 13/09/2021

Os professores da Coppe/UFRJ, Carolina Naveira-Cotta, Claudio Miceli de Farias, e Rodrigo de Souza Couto, estão entre os 20 pesquisadores que representarão o Brasil no sexto conclave do Fórum de Jovens Cientistas do BRICS (BRICS Young Scientist Forum Conclave). O conclave de 2021 teve seu início hoje, dia 13 de setembro, em Bengaluru (Índia), com as palestras de abertura. A partir de amanhã e até o dia 16, contará com as apresentações virtuais, de sete minutos, de um total de 87 pesquisadores da China (20), da Rússia (19), da África do Sul (16), da Índia (12), além dos 20 brasileiros que ainda inclui a professora Fernanda Ferreira Cruz, do Instituto de Biofísica da UFRJ. Todos com menos de 40 anos de idade.

Dividido em três categorias/painéis, o conclave tem como objetivo fornecer uma plataforma de alto nível para o intercâmbio acadêmico entre jovens cientistas talentosos dos países do BRICS para ajudá-los a desenvolver suas habilidades, ampliar seus horizontes e melhorar as qualificações acadêmicas. Tem também como finalidade, estimular o interesse de tais jovens cientistas na pesquisa estratégica de tecnologias futuras, direcionar sua atenção para o campo mais promissor e importante da ciência e tecnologia, entre outras missões. As categorias são Sistemas Físicos Cibernéticos, Soluções de Energia, e Cuidados com a Saúde, além de uma especial de Inovadores. Confira a programação, com horário de Brasília, dos quatro representantes da UFRJ:

Dia 14/09 – 9h21 às 9h28

– Claudio Miceli, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e do NCE (Primeira sessão do painel Sistemas Físicos Cibernéticos).

– Carolina Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe (Primeira sessão do painel Soluções de Energia).

Dia 15/09 – 9h28 às 9h35

– Fernanda Cruz, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (Primeira sessão do painel Cuidados com a Saúde).

Dia 16/09 – 9h21 às 9h28

– Rodrigo Couto, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe (Primeira sessão do painel Sistemas Físicos Cibernéticos)

Saiba mais: https://brics-ysf.org/content/about-bengaluru-conclave-2021

• BRICS