UFRJ: ação solidária e colaborativa no combate ao Coronavírus

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 23/03/2020

A equipe do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb) da Coppe/UFRJ está colaborando na produção do álcool 70º antisséptico para as unidades hospitalares e residência estudantil da UFRJ. Trata-se de uma ação conjunta de quatro unidades da Universidade: Coppe, Instituto de Química, Escola de Química e Faculdade de Farmácia. O objetivo é atender a demanda universitária, que vem aumentando nos últimos dias em função da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid 19).

Com início há cerca de duas semanas, a produção já atingiu a média diária de 1 mil litros de álcool 70%. Somente nesta quinta-feira, dia 2 de abril, a equipe do CoppeComb está entregando 230 litros de álcool, cerca de 350 litros de álcool glicerinado (que tem efeito similar ao álcool em gel), e 87 bombonas de 5 litros de álcool para limpeza.

Parte da produção total já foi destina para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, para a Prefeitura da Cidade Universitária e para outros laboratórios da UFRJ. A produção para os próximos dias depende da quantidade de álcool 90% que o laboratório receber em doações.