UFRJ cria cátedra em homenagem a Luiz Pinguelli Rosa focada em sustentabilidade
Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 03/10/2024
O Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ lança no dia 18 de outubro, a cátedra Luiz Pinguelli Rosa com o tema: Um futuro desejável: uma transição justa para um desenvolvimento compatível com o clima no Brasil. Essa iniciativa presta homenagem ao ex-diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, que faleceu em 2022 e teve um papel significativo nas discussões sobre Futuros Desejáveis e Transição Energética no Brasil.
“Apresentei uma proposta de trabalho e a professora Ana Célia Castro, diretora do CBAE, me informou que eu deveria indicar um patrono para a cátedra. Imediatamente, pensei no Pinguelli. Ele teve um papel muito importante, quando coordenou o Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), em catalisar os cientistas brasileiros para discutirem as mudanças climáticas”, explica o professor Emilio Lèbre La Rovere, do Programa de Planejamento Energético da Coppe.
La Rovere lembra: “Sob a liderança de Pinguelli, em 1990-91, realizamos um inventário preliminar de emissões de gases de efeito estufa do Brasil, em colaboração com instituições como Ipea e Ibama. Auxiliamos o ministro José Israel Vargas nos preparativos para a Rio-92, o que o levou a criar uma unidade de mudança climática no Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi no FCC que nasceu o ‘embrião’ da participação dos cientistas brasileiros, culminando na proposta levada à conferência de Kyoto (1997) sobre a responsabilidade histórica dos países do Anexo I nas emissões acumuladas de gases de efeito estufa e a criação de um mecanismo de desenvolvimento limpo.”
As atividades iniciais da cátedra, com a elaboração de dois trabalhos com colaboração internacional, serão apresentadas por La Rovere, com a participação das diretoras da Coppe e do CBAE, professoras Suzana Kahn e Ana Célia Castro. Os debates contarão com a presença de Ana Toni (secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), embaixador André Corrêa do Lago (secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores), Izabella Teixeira (ex-ministra do Meio Ambiente), Maria Netto Schneider (diretora do Instituto Clima e Sociedade – iCS) e professor Jean-Charles Hourcade (Centre International de Recherches sur l’Environnement et le Développement – Cired, Paris).
O evento ocorrerá no auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário da UFRJ, campus da Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, 250, 2º andar, das 14h às 18h.
Confira, abaixo, a programação completa.
14:00 – Abertura: Professora Ana Celia Castro (Diretora, CBAE) e Professora Suzana Kahn (Diretora, Coppe) 14:15 – Apresentação da Cátedra e do Evento: Professor Emilio Lèbre La Rovere (PPE/Coppe/UFRJ, Coordenador da Cátedra “Luiz Pinguelli Rosa” do CBAE/UFRJ)
14:30 – Painel 1: Instrumentos financeiros para viabilizar investimentos em projetos de baixo carbono e resiliência climática nos países em desenvolvimento.
Moderação: Prof. Emilio L. La Rovere (Coordenador da Cátedra de Transição Justa, UFRJ)
– Jean-Charles Hourcade (CIRED, autor do IPCC desde 1992): “Um Mecanismo de
Garantias Multisoberanas”, Comentário apresentado ao T20 Brasil 20242
– Maria Netto Schneider (Diretora, iCS; ex-BID e Secretariado da UNFCCC)
– Ana Toni (Secretária de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente e
Mudanças Climáticas)
15:30 – Debate
16:00 – Intervalo
16:15 – Painel 2: Perspectivas de superação do impasse na negociação internacional sobre clima. Moderação: Professora Marta Irving (Pesquisadora Sênior, PPED/IE/UFRJ, INCT/PPED/CNPq)
– Professor Emilio L. La Rovere (UFRJ): “Norte e Sul diante do Paradoxo da Urgência Climática”3
– Izabella Teixeira (CEBRI; ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016)
– Embaixador André A. Corrêa do Lago (Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do
Ministério de Relações Exteriores)
17:30 – Debate
18:00 – Encerramento
- Cátedra
- Clima
- Colégio Brasileiro de Altos Estudos
- energia
- Mudanças Climáticas
- Transição Energética