Um olhar profundo sobre a Baía de Guanabara

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 11/06/2018

O recém-constituído Capítulo de Estudantes do Instituto de Costas, Oceanos, Portos e Rios da Sociedade Americana de Engenheiros Civis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Copri) promove nesta quarta-feira, 13 de junho, o evento “Um olhar profundo sobre a Baía de Guanabara”, das 14 às 17h, no auditório da Coppe/UFRJ, na sala G-122 do Centro de Tecnologia.

Durante o evento, será apresentado o documentário “Baía Urbana”, lançado em junho de 2017 durante a primeira Conferência sobre os Oceanos, da ONU. Dirigido pelo cineasta e biólogo Ricardo Gomes, o filme exibe a rica diversidade da Baía de Guanabara, que resiste à notória poluição do ecossistema local. Após a exibição do documentário será realizada uma mesa redonda com o diretor Ricardo Gomes, e os professores Jose Paulo de Azevedo e Paulo Cesar Rosman, respectivamente dos programas de Engenharia Civil e de Engenharia Oceânica da Coppe; Carlos Eduardo Young, do Instituto de Economia (IE/UFRJ); e Rodolfo Paranhos, do Instituto de Biologia da UFRJ. O debate será mediado pela jornalista Daniele Bragança, do portal O ECO.

Além de discutir a diversidade da Baía de Guanabara, sob um olhar plural e interdisciplinar, o evento terá a apresentação do UFRJ-Copri à comunidade acadêmica. Presidido pela aluna de doutorado em Engenharia Oceânica, Laura Aguilera e associado ao Instituto COPRI (Coasts, Oceans, Ports and Rivers Institute) da American Society of Civil Engineers (ASCE), é o primeiro grupo da ASCE formado apenas por estudantes de pós-graduação. Constituído em maio, sob supervisão acadêmica do professor Cláudio Neves, do Programa de Engenharia Oceânica (Peno), o grupo formado por alunos da Coppe é o único capítulo do Copri estabelecido fora dos Estados Unidos.

Além de Laura, a diretoria executiva do Capítulo é formada pelos alunos Monica Buckmann (diretora de projetos) e Mário de Souza e Silva (tesoureiro), ambos do Peno; Luiz Carlos Soares (diretor de comunicação) e Caroline Contador (secretaria), ambos do Programa de Engenharia Civil.

Sediado na sala I – 104-A, do Centro de Tecnologia da UFRJ, o capítulo já conta com 19 membros e está aberto a alunos de pós-graduação cujas atividades de pesquisa estejam relacionadas a portos, rios e costas marítimas. Os interessados podem acompanhar o UFRJ-Copri em sua página no Facebook.

O evento conta com o apoio da Surf Connect. Como as vagas são limitadas, garanta sua inscrição no link.