Vacina contra Covid-19 em desenvolvimento na UFRJ é um dos projetos brasileiros em destaque na Revista Pesquisa Fapesp
Planeta COPPE / Biofarmacos, Vacinas e Terapias Celulares / Engenharia da Saúde / Engenharia Química / Notícias
Data: 15/03/2021
Um dos quatro projetos brasileiros mais avançados de vacina contra Covid-19 está em curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e parte dele no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe/UFRJ, sob a liderança da professora Leda Castilho. A vacina é do tipo recombinante, ou seja, o ingrediente ativo do imunizante é uma proteína obtida por técnicas de engenharia genética.
O laboratório da Coppe, o Lecc, já produz em escala piloto a proteína S (spike) do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, cultivando células de mamíferos em biorreatores. A fórmula final da vacina, em estágio de protótipo, contém a proteína recombinante desenvolvida no Lecc, associada a uma substância adjuvante para maximizar a resposta imunológica no organismo.
A reportagem “Corrida de Obstáculos”, publicada na edição de março da Revista Pesquisa, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), fala sobre os 15 projetos de vacina em desenvolvimento no Brasil e destaca os quatro que se encontram em estágio mais avançado.
De acordo com a reportagem, no Brasil os quatro projetos mais avançados estão em desenvolvimento na UFRJ, no Rio de Janeiro; na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), startup paulista de biotecnologia Farmacore e laboratório norte-americano PDS Biotechnology; no Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP (FM-USP), em São Paulo; na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), FMRP-USP e Instituto Butantan. As quatro vacinas destacadas na reportagem estão em etapa pré-clínica, ou seja, de estudos em animais. A previsão é que, tudo dando certo, essas vacinas possam ser disponibilizadas em 2022.
Confira a reportagem Corrida de Obstáculos, assinada por Domingos Zaparolli, disponível no site da Fapesp.
- Covid-19
- vacina