Veículos elétricos têm aprovação total na Cidade Universitária

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 22/11/2012

Em circulação há mais de 30 dias na Cidade Universitária, os carrinhos elétricos já são um grande sucesso. Fruto de uma cooperação entre Furnas e a Coppe para incentivar o uso de transporte sustentável, os veículos estão facilitando a vida de alunos, professores e funcionários como José Maria da Silva, 69 anos, auxiliar de serviços gerais no Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão de Produção (Sage) da Coppe/UFRJ. “O carrinho é excelente, usarei sempre”, disse ele.

Com cinco lugares para passageiros e velocidade média de 35 km/h, os carrinhos estão cumprindo dois roteiros, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Um liga o CT2 até o Parque Tecnológico, passando pelo Centro de Tecnologia 1 e pelos prédios da Faculdade de Letras e da Reitoria, e o outro roteiro faz a ligação do CT2 ao Bloco A do CT1. Ainda em fase experimental, os novos veículos estão sendo muito utilizados, especialmente nas horas de grande movimento, como início da manhã, fim do expediente e horário do almoço.

Professores também aprovam o transporte sustentável

Os usuários são pessoas como a consultora de projetos da Petrobras Areta Feliz, que trabalha no Parque Tecnológico e almoça todos os dias no CT1. Seguindo a indicação de colegas que já tinham testado a novidade, ela experimentou e aprovou os carrinhos elétricos. “Adorei! Antes eu demorava muito para me deslocar na Cidade Universitária, agora levo pouco tempo.”

O carrinho também foi aprovado pelos professores do Programa de Engenharia Civil da Coppe Willy Lacerda, Mauricio Ehrlich e Maria Cláudia. Os três, que desembarcaram em frente ao prédio da Geotecnia da Coppe, elogiaram a iniciativa. “É confortável e muito útil. Está aprovado”, destacou Willy Lacerda, que é professor emérito da UFRJ.

Os visitantes também estão adorando a novidade. A produtora paulista Melissa Nechio, que estava a serviço no evento Rubber Day Brasil, realizado na Coppe no dia 18 de outubro, experimentou e aprovou o carrinho. “Nunca vi nada parecido em um campus universitário. Só faltou a água de coco”, brincou Melissa, que aproveitou o passeio para conhecer a Cidade Universitária e apreciar a paisagem.

A frota de nove carrinhos elétricos que circulam pela Cidade Universitária é o primeiro desdobramento da bem-sucedida parceria estabelecida entre a Coppe/UFRJ e Furnas no evento O Futuro Sustentável, promovido pela Coppe na Rio+20. Com a aprovação total dos usuários, a expectativa agora é ter mais carrinhos circulando pela região, como disse a gerente de manutenção da Coppe, Dilza Barros: “Adorei os carrinhos e espero que o projeto seja mantido”. Com apenas uma semana de implantação, os passageiros já aguardam naturalmente os carrinhos nos pontos.