Vice-diretor da Coppe é eleito membro titular da ABC

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 04/12/2014

O vice-diretor da Coppe/UFRJ, Edson Hirokazu Watanabe, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências da Engenharia. O anúncio foi feito na quarta-feira, 3 de dezembro, na Assembleia Geral Ordinária, realizada na sede da Academia, no Rio de Janeiro. A cerimônia de posse dos 24 novos titulares e dos dez novos membros correspondentes eleitos em 2014 está programada para maio de 2015, durante a Reunião Magna da ABC.

A Assembléia Geral Ordinária, que apurou a votação dos novos membros, foi comandada pelo presidente da ABC, professor Jacob Palis. No total, 71,5% dos Acadêmicos participaram da escolha dos candidatos, realizada entre os dias 30 de outubro e 3 de dezembro.

Os membros titulares da ABC são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Já os membros correspondentes são cientistas radicados no exterior há mais de dez anos de reconhecido mérito científico, que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil. Há também os membros afiliados, que são temporários e podem vir a ser eleitos como titulares, passando a integrar permanentemente os quadros da Academia.

Sobre Edson Watanabe

Fluminense de Miguel Pereira, Edson Watanabe nasceu em 1952. É mestre em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ (1976) e doutor em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology, Japão (1981). Diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe a partir de 2007, assumiu em 2013 a vice-diretoria da instituição.

Professor titular da UFRJ, ingressou no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe em 1981. Orientou 67 trabalhos (teses de doutorado e dissertações de mestrado). Possui 197 trabalhos publicados em congressos científicos e 51 artigos em periódicos e é autor de 3 livros e de 3 capítulos em livros publicados no Brasil e no exterior.

Em 2002, tornou-se membro sênior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e foi agraciado com o Prêmio João Chrisóstomo Cardoso, do Instituto de Química da UFRJ. Em 2005, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, no Grau de Comendador.

Veja abaixo a relação dos professores da Coppe membros titulares e afiliados da Academia Brasileira de Ciências.

Membros Titulares:

Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Edson Hirokazu Watanabe
Eugenius Kaszkurewicz
Geraldo Lippel
Jayme Szwarcfiter
José Carlos Pinto
Liu Hsu
Luiz Bevilacqua
Luiz Pinguelli Rosa
Martin Schmal
Nelson Ebecken
Nelson Maculan Filho
Renato Cotta
Sandoval Carneiro Junior
Walter Mannheimer

Membros Afiliados:

Leda dos Reis Castilho (2009 – 2013)
Juliana Braga Rodrigues Loureiro (2012 – 2016)
Carolina Palma Naveira Cotta (2015 – 2019)

Veja no link, a relação completa dos novos membros titulares e correspondentes da ABC e dos novos membros afiliados para o período 2015 – 2019.

• ABC