Vice-prefeito de Niterói visita a Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 20/04/2016

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou a Coppe/UFRJ nesta terça-feira, 19 de março. Grael veio conhecer dois projetos sustentáveis de mobilidade desenvolvidos pela Coppe: o Ônibus Híbrido Elétrico-Hidrogênio e o Trem de Levitação Magnética Maglev-Cobra.

Acompanhado pela coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos da Vice-Prefeitura de Niterói, Valéria Braga, e pela assessora de Imprensa, Márcia Demézio, Axel Grael foi recebido pelo diretor da Coppe, professor Edson Watanabe. O diretor da Coppe estava acompanhado pelos professores Paulo Emílio Valadão de Miranda, coordenador do projeto do Ônibus Híbrido; Richard Stephan, coordenador do projeto Maglev-Cobra; e Romulo Dante Orrico Filho, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe.

O vice-prefeito de Niterói participou de reunião, na qual ouviu explicações sobre os dois projetos. Depois, embarcou no Maglev-Cobra, que está em fase de testes, e percorreu a linha experimental de 200 metros entre a estação do Centro de Tecnologia 2 (CT 2) e a estação do Centro de Tecnologia 1 (CT 1), na Cidade Universitária. Em seguida, Axel Grael embarcou no Ônibus Híbrido da Coppe e percorreu o trajeto CT 2 – Parque Tecnológico – CT 2 . Além de não emitir gases poluentes, o veículo, em fase pré-industrial, tem autonomia para rodar 300 km após cada recarga.

O interesse da Prefeitura de Niterói em obter mais informações sobre os projetos de mobilidade se deve à implantação, no município, do sistema BHLS (Bus with High Level of Service), que deverá entrar em operação em 2017. Batizado de TransOceânica, o serviço, que ligará Engenho do Mato a Charitas, usará não apenas corredores exclusivos, como os adotados no BRT carioca, mas também vias internas dos bairros atendidos. Inicialmente, 60 coletivos (articulados ounão), com portas nos dois lados, circularão na TransOceânica. A via terá 9,3 quilômetros, nos quais serão implantadas 13 estações, e inclui um túnel de 1,3 quilômetro ligando os bairros de Cafubá e Charitas.

A Coppe está apoiando a Prefeitura de Niterói na implantação do plano de mobilidade do município. “Viemos conhecer o estado da arte dessas duas tecnologias. No momento, os maiores investimentos feitos por Niterói são na área de mobilidade. Estamos implantando o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável, no qual contamos com o apoio da Coppe”, explicou Axel Grael. “As cidades não comportam mais os modelos tradicionais de transporte coletivo. É preciso repensar esse sistema e, nessa área, a Coppe é uma inspiração”, afirmou.