VII Simpósio Mundial de Bioenergia será realizado no Brasil

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 25/04/2013

Promovido de dois em dois anos na China pela Universidade de Tsinghua, parceira da Coppe no Centro China-Brasil, o Simpósio Mundial de Bioenergia (World BionergySymposium)terá a sua sétima edição no Rio de Janeiro, em setembro de 2013, integrando as comemorações dos 50 anos da Coppe/UFRJ. Será a primeira vez em que o evento ocorrerá fora da China, e com o intervalo de um ano desde a última edição.

Um dos principais eventos técnico-científicos internacionais sobre bioenergia e biocombustíveis, o 7th World BionergySymposium (WBS 2013) terá como principais temas as tecnologias de produção, matérias-primas, ciclo de vida e qualidade dos biocombustíveis, e questões de logística e economia na operação dessas estruturas.

O evento será realizado na Coppe/UFRJ, na Cidade Universitária, e no Hotel Windsor Atlântica, no Leme, Rio de Janeiro, de 29 de setembro a 3 de outubro.Dentro da programação do evento, além das exposições e palestras, estão previstas visitas técnicas à Unidade de Biodiesel Darcy Ribeiro em Montes Claros/MG ou à Usina de Cruz Alta de Produção de Etanol em Olímpia/SP, ambas pertencentes à Petrobras Biocombustíveis.

O prazo para submissão dos abstracts é até o dia 1º de julho e os temas sugeridos são: Perspectiva e status dos biocombustíveis; Tecnologia de produção de etanol combustível (1ª e 2ª geração); Tecnologia de produção de biodiesel; Matéria-prima para etanol combustível; Matéria-prima para biodiesel; Biocombustível para aviação; Biocombustíveis e mudanças climáticas; Bioenergia; biorefinarias e bioconversão e Avaliação do ciclo de vida dos biocombustíveis.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail wbsrio.2013@gmail.com ou no site do evento.

Organização do WBS 2013 é da Coppe/UFRJ e da Universidade de Tsinghua, que juntas fundaram em 2009 o Centro China Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia, para promover e desenvolver projetos de pesquisas bilateral.