Petrobras dá início à implementação da tecnologia Hisep
Planeta COPPE / Notícias
Data: 22/02/2024
A Petrobras deu início nesta terça-feira, 20 de fevereiro, à fase piloto e de implementação de tecnologia High Pressure Separation (Hisep), que desponta com potencial disruptivo para o setor de óleo e gás, em escala global. A diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, e o diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono da Coppe, Alfredo Renault, estiveram presentes à solenidade de implantação do projeto, no Centro de Convenções do Cenpes.
A tecnologia, cujo desenvolvimento contou com a participação da academia e empresas fornecedoras de serviços, permite separar o gás carbônico do gás natural e do petróleo, já no leito marinho e reinjetá-lo no reservatório.
De acordo com Renault, o Hisep vai aumentar a eficiência do processo de produção, reduzir custos e intensidade de emissões, aumentar a segurança operacional e contribuir para a descarbonização do setor, pela captura de carbono. “É um grande projeto de pesquisa capitaneado pelo Cenpes, uma tecnologia que vai impactar a produção de petróleo globalmente”, avaliou.
O Hisep será testado no campo de Mero, na Bacia de Santos, e na avaliação da Petrobras tem o potencial de otimizar a produção nos campos com alta Razão Gás-Óleo (RGO) e teor de CO², e também de ser um modelo para futuras operações de exploração e produção em todo o mundo.
Essa separação prévia e reinjeção do gás rico em CO2 ainda no leito submarino evita que este volume de gás seja processado na plataforma. Isso permite que a unidade possua uma planta de processamento de gás menor e mais simples, pois parte do gás será removida previamente em ambiente submarino, possibilitando aumento do processamento de óleo da unidade.
A Coppe é pioneira na parceria entre as universidades e a indústria do petróleo, e a expertise acumulada está à disposição para auxiliar o setor na descarbonização de suas atividades rumo à desejada transição energética.
- Captura de Carbono
- Descarbonização
- Hisep
- Petrobras