Em debate sobre IA na Coppe, professora Marley Vellasco defende transparência e ‘accountability’

Planeta COPPE / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 26/05/2023

A professora Marley Vellasco, vice-reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), abriu o debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”, realizado na Coppe/UFRJ, na quinta-feira, 25 de maio, defendendo a necessidade de criar uma Inteligência Artificial que seja mais explicável, responsável e transparente: Explainable Artificial Intelligence (EAI). O debate foi o primeiro da série “Agenda Coppe e Sociedade”, promovido em comemoração dos 60 anos da instituição.

No entendimento da professora Marley Vellasco, a Inteligência Artificial deve ser reproduzível e ter a disponibilização e curadoria de dados e códigos. “IA deve ser transparente, seguindo a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD); deve seguir práticas que evitem exposição de informação de interesse privado, respeitando a privacidade; e deve ter alguém accountability, alguém deve responder pelas consequências do uso da IA. Ao tornar a Inteligência Artificial mais explicável, auditável e transparente, podemos não apenas tornar nossos sistemas mais justos, mas também torná-los muito mais eficazes e úteis”.

A professora também apresentou o trabalho do Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CIA-Rio), criado a partir de um edital publicado pela Faperj, em 2020, e que conta com participação de 44 pesquisadores de seis universidades: PUC-Rio, onde é sediado, UFRJ, Universidade do estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e Instituto Militar de Engenharia (IME). Ao todo, são 18 subprojetos.

“A ideia é congregar esses pesquisadores e criar um ecossistema voltado para Inteligência Artificial. O CIA começou com foco em óleo e gás, mas já tem desenvolvido atividades no setor da Saúde, inclusive em parceria com a Coppe, por intermédio do professor José Manoel de Seixas. Dentre essas atividades, há projetos em aprendizado de máquina aplicado ao diagnóstico post Covid-19; otimização de recursos para procedimentos cirúrgicos eletivos e diagnóstico de Doença de Alzheimer”, explicou a professora Marley.

Além da professora Marley Vellasco, participaram como palestrantes o professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos); o professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe; o senior manager for Energy & High Education Research da NVIDIA, Fernando Otávio Wehrs Pereira; e o professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate teve moderação do professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe.

A professora Marley Vellasco é doutora em Ciência da Computação, pela University College London (1992). Atualmente é vice-reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa, da PUC-Rio, onde fundou, há mais de 30 anos, o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada e Robótica (LIRA). Este laboratório, junto com o Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico Científico (Tecgraf/PUC-Rio), sedia o Centro de Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CIA-Rio), que, coordenado por Marley, reúne pesquisadores de seis instituições. A professora é também vice-presidente de Conferências da IEEE Computational Intelligence Society e editora associada de oito publicações internacionais.

O detalhamento das palestras do debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”, parte da série “Agenda Coppe e Sociedade”, está sendo publicado de forma seriada no Planeta Coppe Notícias. Na segunda-feira, dia 29, será a vez da palestra do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, da USP-São Carlos.

O evento em sua íntegra também pode ser visto no canal da Coppe no YouTube, na playlist “Coppe 60 anos: série de debates Agenda Coppe e Sociedade”.