Coppe inaugura novo painel na área de convivência do Bloco H

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 15/05/2023

Foi finalizado nesta segunda-feira, 15 de maio, o novo painel da área de convivência do hall do Bloco H, do Centro de Tecnologia da UFRJ. O painel, criado pelo pintor De Melo, substitui o mural feito pelo mesmo artista, em 2013, e faz parte da revitalização da área, que vem sendo feita pela Coppe, em celebração aos seus 60 anos.

A obra assinada por De Melo faz parte de sua série Corpo Descorpo, inspirada em um de seus quadros. No mural de 20 metros de comprimento por 3,5 metros de altura, o artista capixaba imprime um enorme corpo abstrato, cuja forma oferece incontáveis percursos de observação. Arquiteto formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), De Melo explora as relações que constituem a plástica urbana, relacionando mapas com projetos, espaços cheios com espaços vazios, criando esquemas de ordem e desordem como se fossem cidades abstratas.

“A maior influência do meu trabalho é a Arquitetura. São cidades abstratas ou arquitetura abstrata. Tento explorar os elementos que constituem a arquitetura e as cidades. O painel anterior também fazia parte da série Corpo Descorpo, que estava no início, e foi se aperfeiçoando. Então, mesmo sendo da mesma série, está bem diferente do que era antes, agregando mais elementos e cores”.

Este é o quinto mural feito por De Melo em universidade pública no Rio de Janeiro. “Já fiz no Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) em 2009, Instituto Federal (IF) de Campos, e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)”, enumera com orgulho.

De acordo com Fernanda Metello, gerente do Grupo de Apoio de Arquitetura e Engenharia (GAAE), a renovação do painel e do hall do bloco H já estavam nos planos da diretoria da Coppe. “Já estávamos pensando em reformar o mural, porque já estava um pouco sujo, teve infiltração na parede. Mas a restauração seria complicada, então pensamos em chamar novamente o De Melo para fazer um novo mural. Por coincidência, ele também queria entrar em contato com a Coppe para fazer esta proposta”.

“Achamos que seria ótimo fazer deste novo painel mais um item comemorativo dos 60 anos da Coppe, e renovar a área de convivência do Bloco H do CT. Vamos pintar os pilares, o teto, teremos móveis novos, e já trocamos as luminárias. É uma grande revitalização desta área, que está sendo feita pela Diretoria de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional (DPADI)”, conclui Fernanda.