Submissão de resumos para o 2º Fórum de Pós-Graduação do BRICS encerra 20 de maio

Planeta COPPE / Notícias

Data: 12/05/2023

Termina no dia 20 de maio o prazo para submissão de resumos para o 2º Fórum de estudantes de pós-graduação dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O evento será realizado em formato híbrido (online e presencial), na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo, África do Sul, de 16 a 18 de agosto, com o objetivo de desenvolver a capacidade dos estudantes de mestrado e de doutorado para pesquisar os países BRICS, enquanto explora o tema “Construindo resiliência nos países BRICS e além: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”.

O resumo deverá ser composto por não mais de 250 palavras e ser enquadrado em um dos cinco temas a seguir: empreendedorismo e desenvolvimento em compartilhamento de conhecimento e inovação; emergência climática e os desafios enfrentados pelos países do BRICS; Novo Banco de Desenvolvimento (ND): um catalisador para o crescimento e desenvolvimento econômico do BRICS; intercâmbio cultural entre os países do BRICS e integração através do turismo e transporte aéreo; governança política e econômica. O prazo para apresentação do trabalho completo termina no dia 31 de julho.

O fórum integra as atividades do Projeto BRICS 2.0, do qual fazem parte os professores Andrea Santos e Elton Fernandes, da Coppe/UFRJ. Promovido pelo Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (NIHSS) da África do Sul, o projeto tem como objetivo estimular a cooperação acadêmica, construindo uma comunidade de pesquisadores que possam moldar o futuro dos países do BRICS e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.

A primeira edição do fórum foi realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em setembro de 2022, reunindo pesquisadores durante dois dias de intensas trocas acadêmicas e discussões sobre uma diversidade de tópicos, desde empreendedorismo até finanças e mudanças climáticas.

Link para submissão:

Mais informações: www.bricsforum.co.za