Jogo virtual para processo de descoberta de novos fármacos é desenvolvido por pesquisadores da UFRJ
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 25/04/2023
Como forma de continuidade à iniciativa de mimetizar o processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos, pesquisadores da Coppe e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UFRJ, criaram um novo jogo educacional e voltado para adolescentes: o DiscoveRx. Após o lançamento, em 2021, do jogo de tabuleiro Screener, destinado a um público de pós-graduandos da área de Farmacologia e afins, os pesquisadores agora lançam este novo jogo que, além de ser voltado para jovens adolescentes, é digital e feito para ser jogado por celular ou por tablet, estando disponível gratuitamente na plataforma Google Play.
Elaborado pelos pesquisadores do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) da Coppe, o DiscoveRx é composto por sete minijogos sequenciais, com cada um correspondendo a uma das sete etapas do processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos que estão descritos no jogo Screener, que já foi adotado por variadas instituições. O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe Geraldo Xexéo, coordenador do Ludes, diz que a gamificação é considerada uma forma interessante de ensino ativo que assegura um melhor engajamento de aluno. Por isso, para facilitar tal processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos, uma equipe multidisciplinar da UFRJ, envolvendo docentes e alunos de quatro centros da universidade (Tecnologia, Ciências da Saúde, Letras e Artes, e Ciências Matemáticas e da Natureza) vêm se dedicando à produção de jogos a respeito.
Assim como no Screener, o conteúdo científico incorporado ao DiscoveRx foi estruturado pelo professor François Noël, do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal, do ICB/UFRJ. A arte conceitual do jogo foi planejada visando a uma comunicação lúdica, criando personagens inclusivos, sem causar gatilhos emocionais e nem reforçar estereótipos, conforme diz o coordenador do Ludes/Coppe. “Desta vez, visamos a um público de adolescentes que fazem parte da geração de ‘jogadores nativos’, criados na mídia, na qual tudo é muito vívido, gráfico, rápido e intenso. E esta é a razão pela qual este público é mais atraído por jogos digitais, ainda mais se puderem ser jogados em celulares”, explica Geraldo Xexéo.
Especialistas que testaram e avaliaram o jogo na fase experimental aprovaram o DiscoveRx, a exemplo da professora de Farmacologia da Universidade Paranaense (Unipar), Francislaine Lívero, que o considerou muito divertido e disse ter promovido alto engajamento. Para o professor de Farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Sanseray Cruz-Machado, o jogo está ficando cada vez melhor e será uma ferramenta didática maravilhosa; e a professora de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP), Cristina Albuquerque, diz que, além de ter achado o jogo muito bom, gostou de layout, das cores e dos sons.
A versão que está sendo lançada, neste momento inicial, contém os três primeiros minijogos, após alguns meses de testes e acertos, desde o lançamento de uma versão beta durante os congressos da SBGames e da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), em outubro de 2022. A versão atual será automaticamente atualizada à medida em que os outros quatro minijogos forem lançados e, para alcançar um público internacional, foram incluídas a possibilidade de o jogador escolher entre quatro línguas: português, inglês, espanhol e francês. Saiba mais no site do jogo (http://discoverx.com.br) ou pelo vídeo animado disponível no YouTube: https://bit.ly/3KGAlZK.
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