Prêmio Inventor Petrobras contempla 18 pesquisadores da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Institucional Coppe / Notícias

Data: 22/05/2024

O Prêmio Inventor Petrobras 2024 contemplou oito professores, dois pesquisadores, três doutorandos e uma engenheira civil da Coppe/UFRJ, além de dois ex-alunos e dois ex-pesquisadores.  No total, foram 18 contemplados ligados à instituição que atuaram no desenvolvimento de um total de oito tecnologias que geraram registros de patentes em 2023.

Em sua 24ª edição, o Prêmio Inventor Petrobras reconhece os esforços de pesquisadores da área de petróleo e gás que possibilitem à estatal se manter entre as empresas mais inovadoras no setor. A premiação busca valorizar pesquisadores e cientistas da estatal e de instituições parceiras envolvidos em projetos de pesquisa e inovação que resultaram em registros de patentes.  Na Coppe, os contemplados atuam ou atuaram nos Programas de Engenharia Civil (PEC), de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), e de Engenharia Química (PEQ), e algumas tecnologias foram desenvolvidas no âmbito da Escola de Química (EQ) e do Instituto de Macromoléculas (IMA), da UFRJ.

O diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe, Thiago Aragão, diz que trabalhar no desenvolvimento de produtos e processos inovadores é essencial para que o ciclo de produção do conhecimento, a partir de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), fique completo. “O artigo científico produzido a partir das dissertações e teses não deve ser o fim, mas um dos meios para a produção e a transferência de tecnologias úteis para a sociedade. Fazer isso em parceria com a Petrobras nos enche de alegria, pois além de ser uma empresa que é um orgulho do povo brasileiro, ela tem sido uma excelente parceira da Coppe durante décadas”, analisa o professor.

Thiago também foi um dos contemplados com a premiação nesta edição, por uma tecnologia desenvolvida no Setor de Pavimentos do Laboratório de Geotecnia, que ele coordena e é ligado ao Programa de Engenharia Civil da Coppe, do qual é professor. Ele comemora e pretende ainda mais. “Nós do Laboratório de Geotecnia – Setor de Pavimentos pretendemos intensificar o depósito conjunto de patentes, com o objetivo principal de contribuir com o avanço do conhecimento e com a implementação de tecnologias que impulsionem o desenvolvimento da sociedade brasileira. Celebremos a Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil!”, conclui.

Veja a relação dos contemplados ligados à Coppe que participaram da criação de inovadoras soluções em parceria com a Petrobras:

* Amanda Loreti Hupsel – Aluna de doutorado do PEQ/Coppe

* Ana Mehl – Professora da EQ e pesquisadora do LRap/PEC/Coppe

* Argimiro Secchi – Professor do PEQ/Coppe

* Bruno Cavalcante Mota – Aluno de doutorado do PEC/Coppe

* Cláudia Regina Mansur – Professora do IMA e do PEMM/Coppe

* Claudio Harbert – Professor do PEQ/Coppe

* Cristiano Borges – Professor do PEQ/Coppe

* Felipo Doval Soares – Doutor pelo PEQ/Coppe, em 2023

* Frederico Kronemberger – Professor do PEQ/Coppe

* José Carlos Pinto – Professor do PEQ/Coppe

* Júlia do Nascimento Nogueira – Ex-pesquisadora do PEQ e atual analista de negócios da Deloitte Brasil