Análise e prevenção de falhas – um tratamento sistemático

Data: 28/05/2024
Horário: 10:00

Local: Auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

O Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais promove no dia 28 de maio, às 10 horas, uma palestra com o professor Pedro Dolabella Portella, pesquisador do Fraunhofer Instituto para Mecânica e de Materiais – IWM (em alemão: Fraunhofer-Institut für Werkstoffmechanik) em Freiburg, Alemanha, sobre “Análise e prevenção de falhas – um tratamento sistemático”.

Desde 2020, atua como pesquisador do Fraunhofer-Institut für Werkstoffmechanik (IWM – Instituto de Mecânica de Materiais) em Friburgo com aspectos da transformação digital da engenharia de materiais. No biênio 2010-2011 presidiu a Federação de Sociedades Europeias de Materiais (FEMS). Atualmente é membro honorário da FEMS, da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), da Sociedade Francesa de Metais e Materiais (SF2M) e da Federação Alemã de Ciência e Engenharia de Materiais (BV MatWerk).

O Fraunhofer IWM é um parceiro de pesquisa e desenvolvimento para a indústria e instituições públicas, cujos temas incluem a segurança, confiabilidade, expectativa de vida e funcionalidade de materiais em componentes e processos de fabricação. Competências.

O evento será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Engenheiro metalúrgico e mestre em ciência dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Pedro Portella concluiu doutorado na Universidade de Erlangen-Nürnberg em ciência dos materiais (1984). É professor assistente de Engenharia e Ciência dos Materiais da PUC-Rio e, desde 1987, pesquisador do Instituto Federal para Pesquisa e Ensaio de Materiais (BAM) em Berlim; onde a partir de 2000 atuou como diretor do Departamento de Engenharia de Materiais.