Empreendedorismo em Saúde: matrículas abertas a todos, sem pré-requisitos

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia da Saúde / Notícias

Data: 17/03/2023

O Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da Coppe/UFRJ está com matrículas abertas para a nova disciplina “Empreendedorismo em Saúde”. Sem exigência de pré-requisitos, a disciplina pode ser cursada por qualquer pessoa, mesmo sem vínculos com a instituição (alunos externos podem solicitar inscrição pelo email secretaria@peb.ufrj.br).

O objetivo do curso é fomentar a criação de startups que acelerem a transferência do resultado das pesquisas acadêmicas para o setor produtivo.

A aulas serão ministradas pelo professor Antonio Gianella e pelo ex-coordenador do PEB e presidente do Instituto iCorps Brasil, Flavio Grynszpan, às terças-feiras e quintas-feiras, das 13h às 15h, a partir do dia 21 de março, no Centro de Tecnologia (CT), na Av. Athos da Silveira Ramos 149, na Cidade Universitária.

“A maior parte do conhecimento produzido pela universidade não chega ao setor produtivo. Aplicaremos uma metodologia que ajudará os alunos a descobrirem os clientes, a descobrirem quem sente os problemas que as pesquisas querem resolver”, explica Flavio.

Pioneira no Brasil, a metodologia a ser aplicada na disciplina foi desenvolvida por Steve Blank e aplicada na administração federal e nas universidades dos Estados Unidos. Flavio teve contato com No período em que atuou como consultor da Universidade de Virginia, entre 2011 e 2017, no período em que atuou como consultor da Universidade de Virginia, Estados Unidos. Posteriormente trouxe a metodologia para o Brasil para ser aplicada na Fapesp. Além de ter sido aluno da Coppe, Grynszpan construiu uma trajetória de destaque na instituição ao longo das décadas de 60 a 80. Participou da criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Coppe e do PEB, do qual também é ex-coordenador. Também foi diretor da Fundação Coppetec e presidente da Motorola Brasil e, agora, retorna à Coppe para trazer toda a sua vasta experiência relacionada às atividades acadêmicas e empresariais, bem como fomentador e gestor de uma aceleradora de startups de base tecnológica.

Mais informações pelo telefone (21) 3938-8629

• PEB