Projeto coordenado pela Coppe vence Prêmio ANP

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 12/12/2022

O projeto SOLID² – Sistema de Detecção, Localização e Identificação de Danos em Dutos, coordenado pelos professores Helcio Orlande e Marcelo Colaço, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi o vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 na Categoria III: Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”. A cerimônia de premiação foi realizada na quarta-feira, 7/12, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

O projeto consistiu no desenvolvimento de uma ferramenta para identificar e localizar problemas em dutos para o transporte de óleo e gás, usando sensores já presentes e instalados nas extremidades dos dutos. O sistema faz a correção automática das medidas e, usando técnicas de problemas inversos e inteligência artificial, localiza com grande precisão pontos de vazamento em tais dutos. O produto já foi validado experimentalmente e encontra-se em aplicação.

Também foram premiados o professor Luiz Paulo Assad e os pesquisadores Adriano de Oliveira Vasconcelos e Raquel Toste Ferreira dos Santos, do Programa de Engenharia Civil (PEC), na categoria IV – Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis.

O projeto “Costa Norte – Desenvolvimento de metodologia para entendimento dos processos costeiros e definição da vulnerabilidade das florestas de mangue das bacias” foi realizado em parceria com as empresas Enauta (petrolífera) e Pro-Oceano Serviço Oceanográfico e Ambiental, e desenvolvido por três universidades, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a UFRJ.

Participaram do projeto SOLID²:

Equipe Petrobras: Italo Márcio Madeira – interlocutor técnico e André Ferreira;

Equipe UFRJ: Helcio Rangel Barreto Orlande e Marcelo José Colaço (coordenadores); Bruno dos Reis Jaccoud, Inoussa Tougri e Mohsen Alaeian (pós-doutores); Felipe Sant’Anna Nunes, Matheus de Abreu Monteiro Campos e Raphael Costa Carvalho (discentes de doutorado); Elias do Carmo Dias, Iasmin Louzada Herzog e Victor de Souza Ferreira (discentes de mestrado); Elton Jorge Bragança Ribeiro, Gabriel dos Santos Laurindo e Luiz Carlos Macedo de Oliveira Carvalho Filho (engenheiros); Paulo Veiga da Trindade (técnico).

• ANP