Coppe e PGE assinam acordo que trará impacto nas políticas públicas
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 06/08/2024
A Coppe/UFRJ e a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) assinaram nesta segunda-feira, 5 de agosto, um termo de cooperação que visa trazer a expertise da Coppe para o assessoramento técnico de decisões de políticas públicas cuja tramitação passe pela Procuradoria.
O procurador-geral Renan Saad destacou que o Judiciário e o Ministério Público têm recebido cada vez mais demandas que exigem, além da expertise jurídica, expertise técnica de diferentes campos da ciência. “O processo judicial tomou uma forma multidisciplinar. Precisamos aliar a excelência técnica à excelência jurídica”. O procurador acrescentou que o termo de cooperação” visa a que nos grandes processos, onde há complexidade relevante, busquemos o auxílio da Coppe na elaboração de pareceres e até na formulação de políticas públicas, quando for necessário”.
A diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, ressaltou que a Engenharia está cada vez mais multidisciplinar, e que, naturalmente, a Procuradoria não tem como ter especialistas em tantas áreas diferentes, muito menos ter laboratórios especializados para realizar perícias ou identificar qualquer elemento que gere conflito. “É sempre muito importante, você somar os esforços ao invés de replicar”, complementou Suzana.
O primeiro projeto no âmbito da parceria é a assessoria técnica que a Coppe prestará referente à bilhetagem eletrônica no sistema estadual de transportes. O projeto será liderado pelo professor Marcio D´Agosto, do Programa de Engenharia de Transportes, e contará com a participação do professor Lino Marujo, do Programa de Engenharia de Produção, e do pesquisador Leonardo Mangia. Segundo o procurador-geral Renan Saad, dentre as áreas que farão parte da parceria com a Coppe estão os setores de óleo e gás, tributação, meio-ambiente e Inteligência Artificial.
Também representaram a Coppe na reunião o vice-diretor, professor Marcello Campos; a diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; o diretor-executivo da Fundação Coppetec, professor Glaydston Ribeiro; o diretor-superintendente da Fundação Coppetec, professor Antonio MacDowell de Figueiredo; e o presidente do Conselho Deliberativo, professor Fernando Rochinha.
- Políticas Públicas
- Procuradoria-Geral do Estado
- Termo de Cooperação