Coppe e Cenpes discutem os novos passos de sua histórica parceria que mudou e seguirá mudando a história da energia no Brasil
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 13/08/2024
A Coppe/UFRJ recebeu na última quinta-feira, 8 de agosto, a diretora-executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, e uma comitiva de gerentes e pesquisadores do Cenpes – Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello da Petrobras, para discutir os novos passos de uma parceria que começou em 1963, e que vem evoluindo ao longo das últimas seis décadas.
“Temos uma história bem-sucedida, prêmios de inovação conquistados em conjunto, e muita coisa pela frente. A história da energia passa pela interligação das histórias de nossas instituições”, avaliou a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn.
“Estamos revendo nosso planejamento estratégico. Estamos deixando de ser uma empresa de pré-sal e voltando a ser uma empresa de energia. Quando olhamos para o futuro, vemos que o petróleo terá sua importância diminuída ao longo do tempo, mas a Petrobras não quer perder a sua importância no Brasil. Queremos continuar a fornecer ao país, proporcionalmente, a mesma quantidade de energia que fornecemos hoje”, explicou Renata Baruzzi.
No momento, há 147 projetos de pesquisa e desenvolvimento entre a Coppe e a Petrobras em temas como Inteligência Artificial; eletrificação dos sistemas de produção offshore; Digital Twin; análise de escoamento em meios porosos; análise estrutural de dutos flexíveis e gerenciamento de reservatórios.
- Petrobras