Projeto de supercomputação com participação da Coppe recebe prêmio internacional

Planeta COPPE / NACAD / Notícias

Data: 21/11/2022

O projeto RISC2 foi premiado como Melhor Colaboração HPC (Academia/Governo/Indústria) pela HPCwire Readers’ and Editors’ Choice Awards. O projeto, uma cooperação internacional que reúne 16 instituições de 12 países europeus e latino-americanos, visa promover e melhorar o relacionamento entre comunidades de pesquisas e industriais nos dois continentes, com foco em supercomputação (HPC – high performance computing), aplicações e implantação de infraestrutura. Participam do RISC2 no Brasil, a Coppe/UFRJ, por meio do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad), e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Liderado pelo Barcelona Supercomputing Center-Centro Nacional de Supercomputación (BSC-CNS), o RISC2 teve sua premiação anunciada no dia 17 de novembro, durante a 2022 International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage, and Analysis (SC22), realizada em Dallas, Texas (EUA). O HPCwire é uma publicação com 35 anos de existência especializado em “High Performance Computing” (computação de alta performance) e que elabora, anualmente, uma premiação entre os leitores e entre os editores.

A Coppe abriga o supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Gerenciado pelo Nacad, o Lobo Carneiro tem capacidade de 226 Teraflops e pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo.