Projeto para nova geração de pilha a combustível será apresentado na Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 24/08/2022

Nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, a Coppe/UFRJ sediará, a partir das 9h30, um workshop para apresentar o projeto “Solid oxide fuel cell with biofuel as on electric flexible provider in a distrubuted grid” (FlexPower). Voltado para o desenvolvimento conjunto de pilha a combustível de óxido sólido para geração distribuída de eletricidade com etanol, o projeto será executado pelas equipes do Laboratório de Hidrogênio da Coppe, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, e do centro de pesquisa italiano CNR – Institute of Advanced Technologies “Nicola Giordano” (ITAE). O evento será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, e transmitido pelo YouTube.

Durante o evento, o projeto será apresentado pelo professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, coordenador do Laboratório de Hidrogênio, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe; pelo Dr. Massimiliano Lo Faro, da CNR-ITAE; e pelo Professor Edson Ticianelli, do IQSC/USP.

Com apoio da Faperj, o projeto tem como objetivo desenvolver uma nova geração de pilha para a utilização direta de biocombustíveis com a finalidade de reduzir a complexidade do equilíbrio da planta e produzir energia elétrica e calor com alta eficiência global.