Mobilidade e Direto à Cidade é tema de ciclo de capacitação

Planeta COPPE / Cidades Inteligentes / Notícias

Data: 18/08/2022

Entre os dias 23 e 25 de agosto será realizado o 2º Ciclo de Capacitação, promovido pela Rede MOB, um grupo que conta com a participação de professores e alunos da Coppe/UFRJ. Com o tema “Mobilidade e Direto à Cidade: quais os desafios em criar cidades mais inteligentes e inclusivas?”, o evento tem como objetivo discutir a dinâmica das cidades e como torná-las, de fato, mais inteligentes, do ponto de vista de ativistas, gestores e profissionais que atuam a favor de espaços mais sustentáveis, feito para pessoas.

Durante os três dias do ciclo todas as atividades serão realizadas de forma virtual, sempre a partir das 19 horas. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site do evento, onde se encontra toda a programação, incluindo mesa redonda, discussão de iniciativas na área e uma masterclass com convidado internacional.

A Rede MOB, um grupo aberto e colaborativo, é composta por pesquisadores de diversas universidades e demais setores da sociedade civil e poder público que atuam em conjunto para debater a inovação nas práticas de mobilidade e transporte, visando fomentar a mobilização de cidades mais inclusivas, sustentáveis e inteligentes.

Com o propósito de “transformar realidades a partir do planejamento inteligente da mobilidade urbana”, a Rede MOB executa atualmente o projeto Mob 4.0, que busca auxiliar a estruturação urbana, trazendo acessibilidade e inclusão, por meio do compartilhamento de informações e vivências de mobilidade para conectar pessoas, dados e cidades. Financiado pela Faperj e com apoio da Coppe e da UFRJ, o Mob 4.0 visa construir um ecossistema de compartilhamento de dados que apoie o planejamento inteligente da mobilidade urbana no estado do Rio de Janeiro.

• Mobilidade e Direto à Cidade