Exposição MagLev-Cobra: Mobilidade Sustentável

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 15/08/2022

Terá início nesta quinta-feira, 18 de agosto, a exposição MagLev-Cobra: Mobilidade Sustentável, com os projetos vencedores do concurso de ideias “Mobilidade sustentável na Cidade Universitária da UFRJ”, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), pela Coppe, e pela Escola Politécnica (Poli). A abertura da exposição será realizada às 14h, no térreo do Edifício Jorge Machado Moreira (JMM, prédio da FAU/UFRJ), e a mostra permanecerá aberta ao público, no mesmo local, até o dia 13 de setembro, sempre das 9 às 15h.

O concurso teve como objetivo selecionar três propostas, sob a forma de estudo preliminar, para a implantação do MagLev-Cobra, trem de levitação magnética desenvolvido na Coppe, na Cidade Universitária. As equipes, compostas por estudantes de graduação e pós-graduação, elaboraram projetos de estações e trajetos. Confira o vídeo animação da equipe vencedora.

Participarão da abertura da exposição, além dos vencedores do concurso, os professores Carlos Frederico Leão Rocha (vice-reitor da UFRJ); Walter Suemitsu (decano do Centro de Tecnologia); Romildo Toledo (diretor da Coppe); Guilherme Lassance (diretor da FAU), Cláudia Morgado (diretora da Escola Politécnica); Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe (responsável pelo desenvolvimento do MagLev e organizador do concurso); e Patricia Lassance, da FAU (coordenadora e organizadora do concurso).

Também estarão presentes os membros da comissão julgadora do concurso, que incluem, além do vice-reitor, a presidente da comissão, Denise Barcellos Pinheiro Machado; Andréa Lacerda Pessoa Borde, Antonio Carlos Dias Pastori; Delmo Manoel Pinho;Teresa Cristina da Silva Costa; William Alberto de Aquino Pereira.

Confira, abaixo, a relação de vencedores.

1º Lugar – Caminhos Sustentáveis
Integrantes – Matheus Pimentel Tinoco (coordenador da equipe); Ana Clara Guerra Pinto; Carolina Gaspar Vereza; Gabriel Nakalski Farias; Ingrid Silva de Souza; Izabela de Souza Moura; Larissa de Mendonça Lira; Suzana Dias de Sá Fernandez e Vinicius Marques Augusto.

2º lugar – POLUs
Integrantes – João Victor Teixeira Fraga (coordenador); Bruna Duarte Nascimento de Oliveira; Jade Cerejo Ribeiro; Kellyson Felipe do Nascimento Lima; Leonardo Barbosa Martins; Miguel Nogueira da Motta; Patrick Rosario Santos e Victoria Donald Motta.

3º lugar – Integração e Sustentabilidade

Integrantes – Lila Monteiro Gimenes (coordenadora); Anna Beatriz Bezerra Flores; Bianca Barbosa Lustosa Lima; Bianca Teixeira Rocha; Bruna Mayhara de Melo Fagundes; Clarissa Souza Fagundes Mesquita; Felipe Henriques Monzatto de Mattos; Letícia de Souza Santiago; Marianna de Assis Palmeira Baptista e Pâmela Nogueira de Lima Silva

• Mobilidade Sustentável