Engenharia Oceânica da Coppe entre as melhores do mundo

Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 04/08/2022

O Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da Coppe/UFRJ continua entre os melhores do mundo, de acordo com o Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022, apresentado em julho pela consultoria chinesa Shanghai Ranking. O PEnO ficou na 28º posição (dentre mais 1800 universidades analisadas), sendo o programa acadêmico mais bem avaliado da América Latina na área de Engenharia Naval e Oceânica.

O Gras examinou as universidades de acordo com dados bibliométricos coletados da Web of Science, ferramenta on-line de avaliação de pesquisa baseada em citações, durante o período de 2016-2020.

“Somos contemplados desde que esse ranking foi criado em 2017. Obviamente, é algo bom para o nosso programa e para o departamento, pois inclui tanto graduação quanto pós-graduação. O ranking avalia fatores como o número de artigos em publicações com alto fator de impacto, prêmios internacionais e um indicador de colaboração internacional, medido pela quantidade de artigos produzidos em colaboração com outras instituições”, explica o professor Jean-David Caprace, coordenador do PEnO.

“Nós temos muitas publicações em coautoria com pesquisadores da China porque temos um grande programa de colaboração Brasil-China, com chineses vindo fazer doutorado na área subsea e de estruturas”, acrescenta professor Jean-David.

Confira o ranking completo no site Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022.