Próximo Ciclo de Seminários PESC será dedicado ao Prêmio ACM A.M. Turing 2021

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 22/06/2022

O próximo Ciclo de Seminários PESC, promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, dia 29 de junho, às 11 horas, contará com a já tradicional palestra comemorativa do Prêmio ACM A.M. Turing. Nesta edição serão abordadas e revistas as principais contribuições do professor Jack Dongarra, da Universidade do Tennessee (EUA), para a área de supercomputação, que o conduziram a conquistar, em 2021, esta premiação, que é considerada como o mais importante reconhecimento acadêmico na Computação, um Prêmio Nobel da área. O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia, bloco G, sala 122, Cidade Universitária; e transmitido pelo canal do Programa no YouTube.

Álvaro Coutinho, coordenador do Nacad da Coppe

A palestra será proferida pelo professor Álvaro Coutinho, coordenador do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe, e o debate moderado pelo professor Fernando Rochinha, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe.

Jack Dongarra realizou estudos para que os softwares acompanhem o desenvolvimento do hardware dos computadores mais potentes do mundo. De acordo com Álvaro Coutinho, foi no início dos anos 1990 que o professor e seus colaboradores desenvolveram um pacote de álgebra linear, denominado Linpack, e propuseram um teste que mede a capacidade de cálculo de um supercomputador. Com os resultados alcançados, a ferramenta se tornou a principal forma de comparar as máquinas mais poderosas do mundo, indicando o que elas podem fazer e ajudando a compreender como podem evoluir.

Álvaro Coutinho diz ainda que contribuições de Jack Dongarra se tornaram decisivas na simulação de problemas complexos em Ciência, Engenharia Aprendizado de Máquina  e que, durante o evento, relembrarão também a trajetória da Coppe nesta área.

• PESC