Pesquisadores da Coppe são contemplados com o Programa de Pós-Doutorado Sênior da Faperj
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Produção / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 11/11/2024
A Coppe/UFRJ celebra a conquista de três de seus pesquisadores no Programa de Pós-Doutorado Sênior (PDS) da Faperj. Adriana Fiorotti Campos, Carlos Maurício da Costa Ramos e Fabrícia Maria Santana Silva foram selecionados entre 279 candidaturas, com a concessão de 97 bolsas, sendo dez na área de Engenharias. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 7 de novembro.
Adriana Campos, do Programa de Planejamento Energético, realizará, sob a supervisão do professor Amaro Pereira, um estudo inovador sobre o impacto dos mecanismos de precificação de carbono na distribuição de renda, utilizando modelos computacionais de equilíbrio que integram variáveis econômicas e ambientais.
Carlos Ramos, do Programa de Engenharia de Produção, com supervisão do professor Francisco Duarte, trabalhará no desenvolvimento de um processo produtivo para a fabricação de máscaras antivirais de alta eficiência, que promete avançar a proteção contra agentes patogênicos.
Fabrícia Maria Silva, com supervisão do professor João Paulo Bassin, dos Programas de Engenharia Química e Engenharia Civil, investigará a produção de hidrogênio e metano a partir da codigestão de resíduos orgânicos urbanos e industriais, incluindo os resíduos de cervejarias, contribuindo para soluções sustentáveis e inovadoras na área de energias renováveis.
Sobre o PDS
O Programa de Pós-Doutorado Sênior (PDS) tem como objetivo incentivar a pesquisa de ponta nas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, concedendo bolsas especiais para doutores seniores com mais de cinco anos de titulação e alto desempenho acadêmico. A seleção é baseada em critérios como publicações, prêmios, tempo de titulação e avaliação do Programa de Pós-graduação de origem. Além disso, o PDS visa fortalecer a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, selecionando doutores experientes para contribuir com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em diversas áreas do conhecimento. A iniciativa também busca impulsionar a pós-graduação e os grupos de pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, consolidando o Rio como um polo de excelência científica.
- pós-doutorado