Coppe recebe pesquisadores da Universidade Tecnológica Petronas
Planeta COPPE / Energia / Institucional Coppe / Notícias
Data: 13/11/2024
A Coppe recebeu nesta terça-feira, 12 de novembro, uma delegação de pesquisadores da Universiti Teknologi Petronas (UTP), vinculada à empresa estatal de óleo e gás da Malásia e considerada a principal universidade privada do país.
A visita foi o primeiro passo para a assinatura de um termo de colaboração técnico-científica Coppe/UTP. Pesquisadores das duas instituições debateram a possibilidade de projetos conjuntos em áreas como tecnologias de baixo carbono, engenharia offshore, novos materiais e muito mais.
A Universiti Teknologi Petronas foi criada em 1997, em Bandar Seri Iskandar, 300 km ao norte da capital malaia, Kuala Lumpur. A UTP oferece uma ampla gama de programas de engenharia, ciência e tecnologia relevantes para a indústria, tanto em níveis de graduação quanto de pós-graduação.
A universidade realiza extensas atividades de pesquisa em colaboração com a Petronas e outras instituições e indústrias, tanto localmente quanto no exterior, em três áreas de foco e nicho de pesquisa: vida inteligente e sustentável, energia sustentável e tecnologias digitais emergentes.
Sobre a Petronas
A Petronas (abreviação de Petroliam Nasional Berhad) é uma empresa global de energia, presente em mais de 100 países, e cujo portfólio inclui petróleo, gás, produtos petroquímicos, energias renováveis, captura e armazenamento de carbono.
Totalmente estatal, a empresa possui todas as reservas de petróleo e gás natural da Malásia. É reconhecida como uma das “novas sete irmãs”, empresas estatais influentes no setor de petróleo e gás fora da OCDE.
A Petronas tem um histórico significativo em exploração e produção internacional, com investimentos em países como Vietnã, Irã, Camboja, Gabão, Camarões, Níger, Egito, Iémen, Indonésia e outros. A empresa se concentrou na diversificação e no desenvolvimento sustentável em suas operações globais e busca fornecer serviços de armazenamento de CO2 em escala comercial para descarbonizar clientes industriais, sobretudo na Ásia.
- Baixo Carbono
- Captura de Carbono
- Engenharia de Materiais
- Malásia
- offshore
- Petronas