Inteligência Artificial e Análise Multicritério: A Nova Fronteira no Descomissionamento Offshore desenvolvida pela Coppe
Planeta COPPE / Economia Azul / Engenharia de Produção / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 18/03/2025

Pesquisadores da Coppe/UFRJ desenvolveram uma solução escalável e custo-eficiente para o descomissionamento de estruturas na indústria offshore. A metodologia, criada por mais de cinquenta cientistas, combina Análise de Decisão Multicritério (MCDA) com aprendizado de máquina (ML), reduzindo custos e acelerando a tomada de decisão, ao minimizar a dependência de ferramentas caras como ROVs – veículos operados remotamente.
Os professores Marcelo Igor Lourenço de Souza e Jean-David Caprace, do Programa de Engenharia Oceânica (PEnO), apresentarão a metodologia na International Conference on Ocean, Offshore & Arctic Engineering (OMAE) 2025, em Vancouver, Canadá. A OMAE é o maior congresso científico da área, e o evento ocorrerá de 22 a 27 de junho.
A vida útil de muitas instalações offshore de petróleo e gás está chegando ao fim. O descomissionamento de instalações offshore de petróleo e gás envolve a avaliação de fatores ambientais, sociais, técnicos, de segurança e econômicos. A metodologia desenvolvida visa otimizar esse processo, levando em consideração os interesses de diversas partes interessadas como empresas de petróleo, organismos governamentais, organizações ambientais e comunidades locais.
Jean-David explica que, ao usar algoritmos de aprendizado de máquina com dados extraídos de estudos de caso, os pesquisadores automatizam e aprimoram o processo decisório, reduzindo o viés humano e proporcionando decisões mais robustas. A metodologia avalia alternativas de descomissionamento com base em seis critérios: Técnico, Ambiental, Social, Saúde e Segurança, Econômico e Avaliação do Ciclo de Vida dos Resíduos.

O estudo demonstrou que a integração do ML com o MCDA melhora a eficiência do processo, priorizando alternativas de descomissionamento e reduzindo tempo e recursos, enquanto mantém alta precisão nas decisões. As variáveis operacionais e logísticas desempenham papel crucial na orientação das decisões.
“Há quase sete anos trabalhamos em projetos com a Petrobras para tomada de decisão em descomissionamento e desenvolvemos o método (MCDA) há algum tempo. Usamos 14 casos reais como estudos de caso para validá-lo. No artigo que apresentaremos em Vancouver, na OMAE, estudamos casos nos campos offshore das bacias de Campos e Santos, mas focamos neste primeiro momento o descomissionamento de dutos flexíveis. Posteriormente, estudaremos também dutos rígidos e equipamentos. A ideia é termos uma ferramenta de uso geral”, explica Jean-David Caprace, professor do PEnO e diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe.
A pesquisa foi conduzida pelo grupo Descom.sub, coordenado pelos professores Marcelo Igor Lourenço de Souza, Virgílio Almeida e a pesquisadora Laurelena Palhano, com a participação de pesquisadores do Núcleo de Produção Sustentável (Sage), do Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) e do Laboratório de Simulação de Processos de Engenharia Naval (Labsen).
- Análise de Decisão Multicritério
- Aprendizado de máquina
- Descomissionamento Sustentável
- Inteligência Artificial
- MCDA
- offshore