Seminário sobre projeto para solucionar problemas de deslizamentos nas encostas brasileiras

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 14/02/2022

Na próxima quarta-feira, dia 16 de fevereiro, das 9 às 17 horas, será realizado o primeiro seminário do Projeto Sabo, de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Japão, voltado para solucionar os problemas de deslizamentos nas encostas brasileiras. Como parte do projeto, professores da área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ, coordenarão pesquisas de campo e laboratoriais visando a elaboração de um manual de diretrizes técnicas para projetos de engenharia, plano de gestão de obras e de manutenção das estruturas de retenção para fluxos de detritos. O seminário será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária.

O projeto é executado por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), com o Departamento de Obras de Proteção de Defesa Civil (DOP), com a Coordenação Geral de Prevenção e Projetos Estratégicos (CGPP) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As pesquisas aplicadas e a elaboração do manual técnico, que serão coordenadas pelo professor de Engenharia Geotécnica da Coppe, Maurício Ehrlich, serão a base referencial para o desenvolvimento dos projetos de engenharia e implantação de obras de prevenção para redução do risco de desastres relacionados ao fenômeno de fluxos de detritos nos diversos cenários geológico-geotécnicos brasileiros. A cooperação prevê ainda o desenvolvimento de dois projetos executivos que serão a base para a implantação de obras de prevenção utilizando barreiras de retenção de fluxo de detritos em localidades dos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, que já foram bastante afetados por tragédias climáticas.

O projeto tem como eixo principal experiência japonesa na utilização de Barreiras Sabo (de Retenção de Fluxo de Detrito). Maurício Ehrlich explica que, no mundo, o Japão se destaca por apresentar relevo predominantemente montanhoso e frequentemente ser acometido por fenômenos relacionados a movimentos gravitacionais de massa – os debris flow – de grande vulto. De acordo com o professor da Coppe, a solução que mais se destaca no cenário japonês neste quesito é a utilização de Barreiras Sabo, cuja atualização de aplicação vem sendo atualizada há mais século, por meio de constantes pesquisas que geram execuções de obras de prevenção para redução do risco de desastres.

• deslizamentos
  • Projeto Sabo