Alunos da Coppe recebem o prêmio ABCM-Embraer

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 22/11/2021

Alunos do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ foram contemplados com o Prêmio ABCM-Embraer 2020, anunciado na última quinta-feira, dia 18 de novembro. Eduardo Ferreira Vieira d’Almeida e Lucas Lisbôa Vignoli foram premiados com menção honrosa, respectivamente, nas categorias Melhor Dissertação de Mestrado e Melhor Tese de Doutorado.

Eduardo d’Almeida foi agraciado pela dissertação Modeling, Validation and Parametric Analysis of the Axial Dynamics of a Vibration-Assisted Drilling Tool, concluída sob orientação do professor do PEM/Coppe, Thiago Gamboa Ritto. Já Lucas Vignoli foi contemplado pela tese Modelos Micromecânicos Aplicados à Análise Multiescala de Compósitos Laminados, defendida sob orientação do professor do PEM/Coppe, Marcelo Amorim Savi.

Além disso, Thiago Ritto também é orientador do aluno Lucas André dos Santos, da Escola Politécnica da UFRJ, que recebeu menção honrosa na categoria Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, intitulado Análise de Flambagem de Colunas de Perfuração Confinadas em Poços Verticais pelo Método dos Elementos Finitos.

Entre os premiados pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), nesta edição, também estão alunos de outras instituições, orientados por ex-alunos do PEM da Coppe. O primeiro é Diego dos Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que recebeu o prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, e foi orientado pelo professor Jader Riso Barbosa Jr, mestre pelo PEM. O segundo é Gianfranco de Mello Stieven, da Universidade Federal do Pará (UFPA), agraciado pela Melhor Dissertação de Mestrado, concluída com coorientação do professor Erb Ferreira Lins, doutor pelo PEM.

• ABCM-Embraer