Coppe inaugura seu primeiro laboratório no Porto Maravalley com foco em inovação para startups
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 18/07/2025

A Coppe/UFRJ inaugurou no dia 16 de julho seu primeiro espaço no Porto Maravalley: o LabMaker Casulo, um laboratório de prototipagem rápida e apoio tecnológico para startups instaladas no local.
É a primeira vez que a Coppe marca presença física no hub de inovação da Prefeitura do Rio. O novo laboratório atua com impressão 3D, design de peças personalizadas e tecnologias emergentes, conectando pesquisa aplicada a demandas reais de startups.
Durante a inauguração, a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, destacou que o LabMaker materializa um dos pilares centrais da instituição: a inovação voltada à sociedade. “É fundamental que a tecnologia esteja próxima de quem precisa dela — e é isso que estamos fazendo aqui no Maravalley.”

Para a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, a chegada da Coppe ao Maravalley fortalece o ecossistema de inovação da cidade. “Queremos manter talentos altamente qualificados no Brasil. Ter universidades como a Coppe aqui é essencial para isso.” Tatiana lembrou que no Rio se forma muitos alunos com alta qualificação, e muitos deles deixam o país por falta de oportunidades profissionais. Por isso, a prefeitura quer tornar a cidade um polo de tecnologia que absorva esta mão-de-obra.
Na mesma linha, o CEO do Porto Maravalley, Daniel Barros, também comemorou a instalação do espaço da Coppe, frisando que este hub existe para acelerar o ecossistema de inovação na cidade do Rio, a partir de várias iniciativas e troca de conhecimentos para o desenvolvimento de startups.
Ligado ao Casulo – Centro Avançado em Sustentabilidade, Ecossistemas Locais e Governança da Coppe, o novo espaço será coordenado pela professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção. Segundo ela, o objetivo é formar um hub colaborativo com capacidade de resposta rápida a demandas específicas, como no caso da Aero Labs, startup que desenvolve acessórios customizados para drones em ações de combate a incêndios. “Ter o laboratório no mesmo espaço físico dessas empresas é fundamental para agilizar o desenvolvimento de soluções conforme os projetos avançam”, explica Amanda Xaver.
O LabMaker Casulo representa um passo concreto na missão da Coppe de transformar ciência em soluções e reforçar sua presença nos espaços estratégicos de inovação do Rio de Janeiro.
- Ecossistema de Inovação
- Inovação
- Startup
- Tecnologia