Jornada das Mulheres em Ciência e Tecnologia em debate na Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 25/03/2021

O Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ promove, na próxima segunda-feira, dia 29 de março, às 18 horas, o seminário “Jornada das Mulheres em STEM”. O objetivo é discutir o progresso até o momento da participação feminina nas áreas científicas, a situação atual, e como construir um futuro ainda melhor com maior paridade de gênero em STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Dados do estudo realizado pela equipe do laboratório mostram que em certas áreas da Computação e da Engenharia, as mulheres representam menos de 10% do total de estudantes em cursos de ensino superior. No mercado de trabalho, nestas áreas as mulheres representam apenas 31%.

Aberto ao público, o seminário será transmitido pela página do Laboratório do Futuro da Coppe no Facebook.

O seminário virtual contará com a participação da professora Emérita da UFRJ, Alice Rangel de Paiva Abreu (ex-Diretora do GenderInSITE); da professora do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Ana Moura Santos (membro do Fostwom); da coordenadora discente do Minervas Digitais UFRJ, Ana Cláudia Ribeiro dos Santos; da co-fundadora do Minervas Digitais UFRJ, Larissa Galeno; e da CFO na LibreCode, Daiane Alves, (líder local do PHPWomen). A moderação será do editor-executivo do MIT Technology Review Brasil, Rafael Coimbra; e da jornalista da Escola de Saúde Pública do Ceará, Clarisse Castro.

De acordo com Yuri Lima, pesquisador do Laboratório do Futuro e coordenador do evento, de Ada Lovelace à Bertha Lutz, passando por Marie Curie, Sonja Ashauer e Elza Furtado Gomide, a contribuição das mulheres para a Ciência e Tecnologia é vasta e incontestável. “Ao longo da história, as mulheres tiveram que brigar por um espaço na Ciência e Tecnologia assim como fizeram em muitas outras áreas”, diz.

Saiba mais sobre o seminário: https://www.igualdadestem.com/evento

• Mulheres em Ciência e Tecnologia