Coppe abre inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 18/02/2021

O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ está com inscrições abertas para o mestrado e doutorado até o dia 14 de março. Avaliado com o mais alto conceito pela Capes (7), o Pesc completou 50 anos em 2020 e é referência em Ciência da Computação no país.

O Programa atua em linhas de pesquisa nas seguintes áreas: Algoritmos e Combinatória; Arquitetura e Sistemas Operacionais; Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão Computacional; Engenharia de Dados e Conhecimento, Engenharia de Software; Informática e Sociedade; Inteligência Artificial; Otimização e Redes de Computadores. O Pesc também desenvolve atividades interdisciplinares na área de Engenharia e Ciência Computacional.

O resultado da etapa de avaliação será divulgado até o dia 30 de março e o resultado final do processo seletivo até o dia 06 de abril. O edital e o link para inscrição no processo seletivo estão disponíveis em www.cos.ufrj.br/selecao/?page_id=2&lang=pt

Sobre o programa

Criado em 1970, o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe mantém a excelência acompanhando a rápida evolução da área.  Nessas últimas décadas, a trajetória do programa se confunde com marcos na História do Brasil. Saiu do Pesc a primeira patente concedida a uma universidade brasileira, assim como a primeira conexão do País à Internet. Também foi desenvolvido nesse Programa da Coppe o primeiro computador paralelo de alto desempenho construído no Brasil, muito mais barato que os supercomputadores produzidos nos EUA e no Japão, entre outros. Além da vantagem econômica, o Brasil na época não podia importar supercomputadores por não ter assinado o Tratado de Não proliferação de Armas Nucleares (TNP).

No decorrer de sua trajetória, o Pesc criou avançadas ferramentas computacionais para aplicações na Saúde, a exemplo da tecnologia de Inteligência Artificial e modelagem matemática que se tornou referência mundial para o diagnóstico de leucemias e linfomas. Essa experiência possibilitou, em 2020, que seus professores, técnicos e alunos liderassem ou participassem de grupos de pesquisa voltados para o combate à Covid-19. Softwares, plataformas digitais que usam Inteligência Artificial, e Internet das Coisas desenvolvidas no Pesc estão contribuindo com profissionais da Saúde, gestores e tomadores de decisão para reduzir os efeitos da pandemia.

Saiba mais sobre o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe.

• Doutorado
  • Mestrado