UFRJ é a melhor universidade do Brasil segundo ranking espanhol

Planeta COPPE / Notícias

Data: 09/02/2021

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a universidade brasileira mais bem posicionada no Webometrics Ranking of World Universities 2021. Além de ter sido a única instituição do país a figurar entre as 250 melhores universidades do mundo, a UFRJ foi a segunda melhor na América Latina e a sétima melhor entre as universidades dos países que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha.

De acordo com o ranking, as vinte melhores universidades brasileiras são públicas, sendo as cinco mais bem posicionadas: UFRJ, Unesp, USP, UFMG, e UFSC. A UFRJ se destacou nos quesitos transparência/abertura (segundo lugar entre as brasileiras) impacto (terceiro lugar), excelência acadêmica (quarto lugar), entre outros. O ranking global é liderado por cinco universidades americanas: University of Washington; Cornell; Johns Hopkins; Yale e University of California – San Diego.

Criado em 2004, o estudo avalia cerca de 31 mil instituições de ensino superior em mais de 200 países. Segundo o Cybermetrics Lab, não se trata de um ranking de sites, mas de instituições, que usam indicadores webométricos e bibliométricos. Seu principal objetivo é incentivar as universidades a darem acesso aberto ao conhecimento acadêmico.

Saiba mais sobre o ranking em: http://www.webometrics.info/ e confira o resultado da UFRJ em relação às demais universidades no Brasil, na América Latina, nos Brics, e no mundo.