Semana PESC 50 anos: Impressões da década de 80 é um dos temas do segundo dia

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 10/11/2020

O seminário virtual Semana PESC 50 anos contará hoje, dia 10 de novembro, com a participação da professora Ana Regina da Rocha, que abordará o tema “Impressões sobre a década de 80”, época em que ingressou como docente no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ. A moderação será do professor Toacy de Oliveira. O seminário, em seu segundo dia, inicia às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do PESC no Youtube.

No início do evento, a ex-aluna Juliana Bernardes falará sobre o tema “Da bioinformática à medicina personalizada: um caminho iniciado no PESC”, com moderação do professor Carlos Pedreira. Juliana representará os egressos do Programa que seguiram carreira atuando como professor em uma instituição de ensino no exterior.

Promovida pela Coppe, a Semana PESC 50 anos está sendo realizada, entre 9 e 13 de novembro, em comemoração ao cinquentenário do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição, criado em 1970. O evento está contando com a participação de professores que ingressaram no PESC em cada uma das décadas e de ex-alunos que seguiram carreiras diversificadas.

Sobre os palestrantes do segundo dia

Graduada em Matemática pela UFRJ, Ana Regina da Rocha concluiu mestrado e doutorado em Informática, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 1985, retornou a UFRJ como professora do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente de desenvolvimento de software, processo de software, gerencia do conhecimento, qualidade de software. Coordenou a equipe técnica que desenvolveu o Modelo MPS BR, de Melhoria de Processo do Software Brasileiro, sendo a responsável por sua definição e evolução, desde seu inicio até fevereiro 2012.

Doutora pelo PESC e ex-pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, Juliana Bernardes é professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Sorbonne (França), onde realiza suas pesquisas com mais ênfase em Bioinformática. Trata-se de uma área interdisciplinar na qual se estuda a aplicação de algoritmos e estatística à interpretação, classificação e compreensão de conjuntos de dados biológicos.

Confira a programação completa no site da Semana PESC 50 anos.