Aluno de Engenharia Mecânica é premiado por projeto de pesquisa conduzido em laboratório da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 07/05/2020

O aluno de Engenharia Mecânica, Lucas André dos Santos, da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), ganhou, no dia 1º de maio, o prêmio SPE Latin America & Caribbean Section Student Paper Contest. Vencedor da etapa brasileira e regional, Lucas está classificado para disputar a etapa mundial, em outubro, em Denver, Colorado (EUA).  A disputa será travada, virtualmente, durante a Annual Technical Conference and Exhibition, da SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo), de 5 a 7 de outubro.

Lucas venceu as duas etapas com a apresentação oral de seu projeto de pesquisa sobre modelagem e simulação computacional do fenômeno de flambagem em colunas de perfuração de petróleo, utilizando o método de elementos finitos. O aluno foi orientado pelo professor Thiago Ritto, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, e pelo doutorando Raphael Santana, e as pesquisas foram conduzidas no Laboratório de Vibração e Acústica (Lavi), da Coppe.

“Flambagem é a deflexão lateral que ocorre em uma coluna, de acordo com a carga que existe sobre suas extremidades. É um ‘embarrigamento’, como ocorre com o macarrão utilizado em exercícios de hidroginástica”, explica o aluno, que utilizou o método de elementos finitos na construção de seu modelo.

O trabalho desenvolvido por Lucas faz parte de um projeto de pesquisa da Coppe com a Petrobras, coordenado pelo professor Thiago Ritto e por Emilio Silva (Cenpes/Petrobras) acerca da dinâmica de colunas de perfuração na exploração de petróleo.