Inscrições para o Desafio Invent for the Planet 2020 terminam segunda

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 21/01/2020

Até o dia 24 de janeiro, estão abertas as inscrições para estudantes de graduação, mestrado e doutorado de todos os cursos de Engenharia da UFRJ e do Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) para participar da edição 2020 do Invent for the Planet (IFTP). O evento é uma experiência intensiva de projeto de engenharia considerando temas de impacto planetário. Estudantes de diversas universidades de todo o mundo participam do desafio liderado pela Texas A&M University nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas pelo site https://sites.google.com/view/iftp2020-brasil/home

Pela UFRJ, o coordenador é o professor Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, e pelo Cefet/RJ o professor Pedro Pacheco. “Os temas são variados e bem abertos, pode ser relacionado a clima, a transportes, ou a qualquer outro que possa ter uma solução de engenharia”, informou Savi.

As cinco equipes que conseguirem convencer os julgadores de que têm a melhor solução, em nível mundial, são classificados para uma finalíssima nos Estados Unidos. No ano passado, a equipe formada por estudantes da UFRJ e do Cefet/RJ foi a vencedora internacional da competição, apresentando equipamentos que emitiam avisos sonoros ou táteis para orientar deficientes visuais.

Como funciona o desafio

Durante 48 horas, cada equipe formada por cinco ou seis estudantes trabalha em um dos desafios de projetos propostos pela organização do evento e interage com equipes de outros países. No Rio de Janeiro, a primeira fase acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de fevereiro na UFRJ.

O Invent for the Planet tem objetivos acadêmicos, como o desenvolvimento de mentalidade empreendedora, criatividade e inovação. Dependendo do número de inscritos, a participação será definida através de sorteio, levando em conta a isonomia de participantes da UFRJ e Cefet/RJ, das diferentes engenharias, graduação e pós-graduação.

• Invent for the Planet 2020