Coppe sediará evento da Sociedade de Debates UFRJ

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Notícias

Data: 29/11/2019

Nesta terça feira, dia 3 de dezembro, a Coppe/UFRJ sediará, pela primeira vez, um evento da Sociedade de Debates UFRJ. Presente em três campi da Universidade (Faculdade Nacional de Direito; Praia Vermelha e Cidade Universitária), a sociedade reúne estudantes para uma disputa de premissas. O objetivo é promover o desenvolvimento da capacidade de argumentação e das habilidades de oratória dos alunos, por meio do embate de ideias em um ambiente imparcial. O debate será realizado, a partir das 12h30, no subsolo do bloco I-2000, sala I-014, na altura do bloco D, no Centro de Tecnologia (CT), Cidade Universitária.

Na Coppe, o evento está sendo coordenado pelo professor Frederico Jandre, do Programa de Engenharia Biomédica. Trata-se de um embate de ideias e argumentos que segue o modelo do parlamento inglês, onde oito debatedores divididos em quatro duplas apresentam os pontos favoráveis ou contrários a uma moção. A moção é uma frase relacionada a um tema específico, revelado apenas 15 minutos antes do começo do evento.

Conheça as regras e dinâmica do evento

As duplas são divididas em dois grupos, um favorável e outro contrário à moção.  Um sorteio é realizado na hora para definir os posicionamentos. Os dois debatedores de defesa iniciam a contenda e têm 7 minutos para proferir os respectivos discursos. Depois, entram os estudantes com argumentos contrários por igual período. Em seguida, é a vez da outra dupla de defesa, seguida pela outra dupla que contesta. Ninguém pode recorrer aos meios eletrônicos para as alegações. Ao final dos discursos, os adjudicadores fornecem um feedback a cada um dos participantes, acerca de argumentação e oratória, e divulgam quais foram a melhor dupla e o melhor debatedor.

O professor Frederico Jandre explica que a experiência é comum em outros países. “Fiquei surpreso e contente por saber que estudantes da UFRJ também formavam sociedades de debates e os convidei para uma apresentação por aqui”, revelou o professor. A ideia surgiu em 2015, na Faculdade Nacional de Direito. Com o passar do tempo e a integração de estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Economia, Atuária, Comunicação Social e Engenharias, a Sociedade de Debates UFRJ ganhou forma e passou a participar de disputas realizadas pelo Brasil.

Os interessados em obter mais informações sobre a Sociedade de Debates UFRJ deve acessar o site  https://debatesufrj.wixsite.com/sdufrj/os-debates. A Sociedade também mantém uma página no Facebook.