Enfrentamento e combate ao assédio organizacional em debate na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 21/05/2019

“Conversando sobre política de enfrentamento e combate ao assédio organizacional” é o tema da palestra que será ministrada na Coppe/UFRJ pela Ouvidora da UFRJ, professora Cristina Ayoub Riche, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no próximo dia 30 de maio. A palestra é aberta ao público e será proferida, a partir das 14h, no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

O evento é promovido pelo Grupo de Apoio às Mulheres. Criado em 14 de março de 2019, o grupo formado por professoras da Coppe tem como objetivo promover o desenvolvimento da mulher na carreira acadêmico/científica. Essas ações incluem o acolhimento de alunas e professoras com dificuldades para realização de suas atividades ou vítimas de comportamentos inadequados de colegas em ambiente de trabalho.

Segundo a professora Claudia Werner, diretora Acadêmica da Coppe, e integrante, o grupo também envolve uma oportunidade de conhecimento, em que mulheres possam olhar para si mesmas, de modo a se conhecerem e a criarem novas formas de socialização e de expressão, novos modos de vida e de relação, novos saberes e fazeres onde atuamos.

“Nos desafios e alegrias de atuarmos como mulheres nesse ambiente universitário, o que ainda desejamos reinventar? O que podemos criar a partir da experiência universitária?”.

Sobre a palestrante

Graduada e pós-graduada em língua e literatura árabes pela Faculdade de Letras da UFRJ (1982), mestre e doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, advogada e pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil, Cristina Riche é professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o quadro docente do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Ouvidora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou e implementou a Ouvidoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo sido a primeira Ouvidora da instituição. É autora de livro e de artigos sobre a Lei de Arbitragem no Brasil e meios alternativos de solução de conflitos. É I vice-presidente do Instituto Latinoamericano de Ombudsman – Defensor del Pueblo (ILO).